Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec inaugura Laboratório Científico Intramuros no Colégio Militar de Niterói

Espaço tem objetivo de fortalecer o ensino de Ciências nas escolas de todo o Estado
Facebook
Email
WhatsApp

Os alunos do Colégio da Polícia Militar de Niterói iniciam o ano letivo de 2026 com um importante reforço no ensino de Ciências. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria de Polícia Militar e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Laboratório Científico Intramuros, que vem sendo implementado em escolas públicas de todo o Estado, chegou no Colégio da Polícia Militar.
“Nossa meta é alcançar 200 Laboratórios Intramuros, contribuindo para que, no futuro, tenhamos mais profissionais dedicados às Ciências e ao desenvolvimento do nosso país”, destacou Anderson Moraes, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A expectativa é ampliar a participação dos cerca de 250 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, potencializando ainda mais os resultados acadêmicos. Durante a cerimônia, o Secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, ressaltou a importância da integração entre as instituições.

“Cada conquista dos nossos alunos em exames e competições mostra que o caminho do desenvolvimento passa pela educação”, afirmou o secretário.

Animados com o início das aulas, os estudantes destacaram os benefícios do novo espaço. Aluna do 3º ano do Ensino Médio e com o sonho de cursar Medicina, Beatrice ressaltou o impacto positivo do laboratório no aprendizado.
“Agora podemos consolidar o conteúdo que aprendemos ao longo do tempo, vendo tudo na prática, com exemplos reais, o que ajuda muito nos vestibulares. Eu acho que o ensino de Ciências aqui no colégio foi revolucionado”, afirmou a estudante.

Diretora do CPM, a tenente-coronel Angélica Veloso destacou a importância do incentivo ao pensamento científico.
“Estamos abrindo portas para o pensamento crítico, a inovação e o futuro. O erro faz parte do processo de aprendizagem, a curiosidade é inteligência em movimento e o conhecimento é algo que se constrói. Nada disso seria possível sem a união de instituições que acreditam que investir em ciência é investir em soberania, desenvolvimento e justiça social”, concluiu.

Presidente da Faetec, Alexandre Valle destacou o trabalho que vem sendo feito em todo o Estado, com foco na educação e qualificação profissional de crianças, jovens e adultos.
“Estamos implementando um espaço com material de ponta e que muitas instituições privadas não têm. Queremos mais cientistas, pesquisadores, biólogos, químicos, que se destaquem nesses segmentos”, comentou.

O projeto já beneficia mais de 2 mil alunos, distribuídos em 53 unidades inauguradas. A proposta é aproximar os estudantes do conhecimento científico por meio da prática, o que é de extrema importância para os alunos, conforme exemplifica Amanda Jardim. Mãe de Ryan Miguel, aluno do 1º ano do Ensino Médio, a professora de Educação Física acredita que o interesse, tanto do filho, como dos demais colegas, aumentará em disciplinas como Física, Química e Biologia.
“Ele ama Química e acredito que agora vai se interessar ainda mais pela área. Essas iniciativas são primordiais para que nossos filhos possam ter um melhor desempenho, principalmente em concursos”, disse a responsável.