Parabéns, professores!

Todo dia 15 de outubro lembram-se. Comemoraram-se, homenageiam-se profissionais fundamentais para qualquer nação que se entenda grandes: o professor.  Homens e mulheres imbuídos de que é preciso inspirar seus alunos. Diversas são as disciplinas como diversos são o ensinar.

O professor não é intransitivo. Seus ensinamentos extrapolam as paredes da sala de aula, pois não são gravadas apenas nas folhas dos cadernos, e sim no pensar de cada aluno que passa por seu caminho.  Professor também é transpiração em exaustivas aulas de educação física. No correr de duas matrículas.

Voilá. Together com alunos geografando rios, montanhas.  Dividindo saberes, formando cidadãos. História ensinada com devoção. Um grande professor é aquele que ensina sem impor.

Para muitos, ser professor é devoção.  Entre hipérboles, mesóclises o professor é mesmo, antes de tudo, um forte. Um porcentual ou percentual?  Na verdade, não se divide esse grande amor pela profissão.

De fato, professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e acabamos aprendendo muitas coisas.  Sem, no entanto, nos darmos conta disso.

A escola é o local onde as crianças e os adolescentes passam grande parte de seu tempo. Interagem, se relacionam. E com a pandemia, novos desafios. Nossos mestres tiveram de se reinventar.  Outra vez, após anos, eram alunos novamente imbuídos em aprender como levar conteúdo às classes.

Independentemente de aonde chegamos: sejam empresários ou empresárias, homens ou mulheres de negócio que em algum momento foram pegos nas mãos e conduzidos por um professor.

Certamente, o que se aprende nessa fase vai muito além do conteúdo presente nas páginas dos livros de História, Ciências ou Matemática.  Com generosidade, paciência e amor. Saber ouvir seus alunos. Entender que inteligência é diferente de conhecimento é fundamental para criar um elo entre professor e estudante. Há diferentes tipos de sabedorias, e um professor estará sempre aprendendo se entender que não há nada mais rico do que o ensinamento mútuo.

Como disse Cora Coralina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cada um de nós tem a lembrança de um mestre que fez alguma diferença. Professores são grandes exemplos para nós, entregam o presente mais precioso de todos: o conhecimento.

Feliz Dia do Professor