Unidade da Faetec em Bom Jardim é reinaugurada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira

O Governo do Estado do Rio de Janeiro reinaugurou a unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, no município de Bom Jardim, nesta manhã de quarta-feira (13/04). Estavam presentes na cerimônia o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o secretário de Estado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho; o presidente da Faetec, Iranildo Campos; o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros; e autoridades locais.

A unidade, que visa atender à população de 27 mil habitantes, agora funciona em um prédio de quatro andares, garantindo a expansão de Educação Profissional aos jovens da Região Serrana. Na nova instalação, foi feita reforma no sistema de hidráulica e elétrica, adequação de espaços para a criação de novas salas de aula e pintura, além de conserto de diversos equipamentos.

“Apoiar os municípios é apoiar a população. É trazer benefício, é valorizar a educação. Há mais de 20 anos as universidades não recebiam todo dinheiro orçado, sempre o Estado ia lá e tirava o dinheiro da Ciência e Tecnologia e da Educação. Ano passado, o Estado não tirou um real do que vai fazer a gente crescer de verdade, que é a Ciência e Tecnologia, a Educação e Universidade”, afirma Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro.

A Faetec Bom Jardim, que iniciou suas atividades no último mês, oferece cursos Técnicos e de Qualificação Profissional, de forma presencial e a distância. Entre os profissionalizantes em andamento estão: Agente de Apoio à Inclusão Escolar; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Inglês Iniciante; Costureiro Industrial do Vestuário; Mecânico de Máquinas de Costura e Auxiliar pedagógico.

No dia 2 de maio, uma nova turma do curso de Auxiliar Pedagógico terá início. Já na modalidade EaD, estão em curso as aulas de Assistente Administrativo e Assistente Pessoal. Ao todo, já foram ofertadas 361 vagas em cursos de qualificação profissional esse ano. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, essa reinauguração é de grande relevância para os moradores.

"Esse é um momento muito importante pra Bom Jardim, que já tinha uma Faetec, mas em um local que não atendia à população. Um ano atrás, assumimos um compromisso com o governador, e hoje entregamos uma unidade em perfeitas condições de uso, da forma como os habitantes do município merecem. É o compromisso do Governo do Estado em levar ensino e capacitação ao interior do Estado", disse João Carrilho, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A unidade também oferece formação técnica e, no momento, estão sendo lecionadas aulas do curso Modelagem do Vestuário, e uma nova turma da especialidade terá início ainda este semestre, somando mais de 50 vagas oferecidas em 2021.

"Soube do curso pela rede social da Faetec, há três meses. Eu já sou engenheiro de produção, mas me interessei por essa área pra empresa que eu tenho, de semijoias. O curso tem me ensinado a parte de gestão e a entender o lado humano dos funcionários, de como questões pessoais podem afetar o rendimento das pessoas. No ano passado, eu tinha feito um seminário aqui sobre empreendimento e redes sociais, gostei e resolvi voltar", afirmou João Pedro Barros, aluno do curso de Assistente de Recursos Humanos, de 25 anos.

Até o fim do ano, ainda serão ofertadas 430 vagas de Qualificação Profissional nos cursos de: Agente de Apoio à Inclusão Escolar, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Costureiro Industrial do Vestuário, Corte e Enfesto Industrial, Espanhol, Inglês, Mecânico de Máquina de Costura e Operador de Computador.

“Somos muito gratos a todos vocês que nos ajudaram a melhorar a vida do cidadão bom-jardinense. Deixo aqui o meu respeito e a minha vontade de cada vez fazer mais para o meu município”, declarou o prefeito Paulo Barros.

A unidade conta com duas salas de aula; duas salas de modelagem; dois laboratórios, sendo eles, um de Informática e um de Mecânica de Máquina de Costura; uma sala multimídia e uma biblioteca, além de sala pedagógica, sala de coordenação, secretaria, copa e banheiros.

“A educação transforma e eu sempre tento preparar os alunos para o mercado de trabalho. Mostro para eles o que a empresa espera de um profissional”, falou a professora da Faetec, Lívia Bom.

Fotos: Felipe Corrêa