Companhia de Dança composta por ex-alunos da Faetec celebra o Dia Internacional da Dança

Esta sexta-feira, 29 de abril, é marcada pela comemoração do Dia Internacional da Dança. Uma data escolhida para homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo e que mais possui o poder de transmitir emoções ao seu público. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem como uma de suas vastas opções de formação profissional, o curso Técnico em Dança.

Oferecido na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, localizada no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o curso Técnico com habilitação na Dança possui como objetivo central qualificar novos profissionais artísticos que poderão, a partir dos conceitos técnicos, exercerem suas coreografias e integrarem o quadro de bailarinos de companhias e grupos de dança.

O curso Técnico em Dança, oferecido pela Faetec, foi o primeiro com matriz curricular integrada da América Latina. Ele existe graças ao trabalho contínuo da Professora Rosane Campello, que lecionou aulas de dança na escola por 12 anos até ter o projeto aprovado e iniciado.

Durante esses anos, a coordenadora do curso esteve à frente da Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, nascida no ano de 1999, a partir do interesse de alunos que faziam parte dos grupos de teatro e de dança da unidade. A Companhia é responsável por abraçar alguns dos alunos que concluem seus estudos na unidade da Fundação.

Entre os alunos que já fazem parte da Companhia, está Gabriel Antônio. Com amor pela dança que o acompanha desde os tempos de criança, ele enfrentou as barreiras e os preconceitos que são impostos aos homens na dança. O jovem de 19 anos demonstra um sentimento de gratidão pela oportunidade.

“O curso técnico foi responsável por eu ter um autoconhecimento muito grande. Foi uma vivência espetacular e incrível. Fazer parte da Companhia como intérprete é um sonho que virou realidade. Descobri que existia o técnico por conta de uma apresentação da Companhia que assisti”, declara Gabriel.

O profissional da dança é aquele que fica responsável por criar e interpretar coreografia e performances contemporâneas, além de desenvolver práticas e técnicas corporais de criação em danças. Ele possui a responsabilidade de disseminar a arte em diversos âmbitos da sociedade.

Moradora do bairro de Pilares, Jéssica Mamede também é formada em Dança pela Faetec e se tornou intérprete da Companhia após um convite feito pela coordenadora. Para ela, ter a oportunidade de se profissionalizar na sua paixão é como viver um sonho que um dia foi muito distante de sua realidade.

“Como não tenho uma história de anos com a dança, a possibilidade nem passava na minha cabeça. Ao ouvir os professores falarem que qualquer corpo pode dançar com suas singularidades, eu passei a acreditar”, afirma a bailarina.

Para comemorar a data tão especial para os bailarinos, a Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch organizou uma programação especial para acontecer durante a semana. Foram organizadas oficinas que envolveram temas variados. Jéssica e Gabriel se uniram para oferecer a oficina “Experimentação e Criação”, baseada no álbum “Reconstrução”, do cantor Tiago Iorc.

Além de ter sido aluna da Faetec, Luciana Carnout é atualmente professora do curso Técnico em Dança oferecido pela Rede e integrante da companhia. Para ela, as oficinas funcionam como uma forma de compartilhar conhecimento com o público.

“É uma semana de portas abertas, estamos recebendo pessoas de fora e oferecendo oficinas de várias áreas da dança. É uma grande celebração desse momento da Companhia, um grande acolhimento. Estamos nos colocando de portas abertas ao Rio de Janeiro para receber as pessoas interessadas em partilhar dança”, declara Luciana, responsável pela oficina de dança contemporânea.

As atividades têm ocorrido no Centro Carioca de Pesquisa em Dança-Educação, um ambiente recém-inaugurado pela Companhia. Para fechar a semana de celebração, será oferecida a “Mostra Relicário”, uma apresentação feita pelos bailarinos egressos do curso Técnico em Dança. O espaço fica localizado na Praça Tiradentes, nº 9, sala 204, e a mostra está marcada para acontecer às 19 horas.