Faetec Juscelino Kubitschek cria projeto para incentivar meninas a estudarem informática e eletrotécnica

Visando estimular meninas a ingressem nos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica, a Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK), unidade mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), decidiu colocar em prática o Gaia suSTEMtável – Meninas pela Sustentabilidade. Uma iniciativa que une educação e tecnologia à causa ambiental.

A ideia é implementada na escola a partir do método de ensino STEM. A abordagem prevê que ciência, tecnologia, engenharia e matemática sejam trabalhadas simultaneamente, permitindo que o aluno tenha a compreensão de diferentes áreas de conhecimento ao mesmo tempo. Os integrantes participam de encontros semanais, todos eles tendo a sustentabilidade como eixo central.

Responsável pelo projeto, a professora Caroline Porto de Oliveira explica que a ideia surgiu a partir da percepção da discrepância na relação entre meninos e meninas matriculados nos cursos técnicos da escola. “Enquanto há 55% de meninas matriculadas em todos os cursos do Ensino Médio Técnico Integrado na ETEJK, os cursos de informática e eletrotécnica possuem apenas 17% e 22% de meninas, respectivamente”, afirmou.

Todas as alunas matriculadas nos cursos de informática e eletrotécnica da unidade foram convidadas a participar do projeto. As estudantes concluíram, através do Gaia suSTEMtável, um curso de Impressão 3D e fazem parte da oficina de Arduíno + Elétrica. As meninas são incentivadas a criarem soluções sustentáveis e a proposta é que protótipos sejam desenvolvidos a partir de tais ideias. Estes moldes serão posteriormente aplicados junto à comunidade escolar e do entorno.

O Gaia suSTEMtável – Meninas pela Sustentabilidade conta com a colaboração de professores da Faetec, Uerj, Uezo, Ufrj e Fiocruz, além de aproximadamente 60 alunas da ETEJK e de escolas municipais do entorno da unidade.