Alunos de cursos técnicos e profissionalizantes apresentam projetos para a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Faetec de Barra Mansa

Na última semana, os alunos da Escola Técnica Estadual Barra Mansa celebraram a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresentando seus trabalhos e projetos para outros estudantes, professores e visitantes, moradores da região. Em comemoração aos 200 anos da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, foi promovido pela unidade um evento pedagógico com três dias de duração, que contou ainda com palestras, minicursos e bate-papo.

Alunos do curso Técnico em Logística, que teve início no primeiro semestre deste ano, mostraram tudo o que aprenderam até agora com um trabalho focado na evolução dos meios de transportes no Brasil. O Marcos André Martins falou como foi a experiência de elaborar um projeto para a 19° SNCT.

“Nós trabalhamos nesse projeto por duas semanas e estávamos muito motivados, nos empenhamos em trabalhar em conjunto, pois gostamos de crescer juntos. O tema principal veio do professor do curso, mas cada um contribuiu com suas ideias. Gostei muito de estudar esse assunto, pois relacionamos meios de transporte à logística, que é aquilo que estudamos em sala de aula”, afirmou o futuro técnico em logística.

Nos cursos Técnicos de Fabricação Mecânica e Informática, também tiveram algumas das turmas com trabalhos em exposição, além de turmas dos cursos de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo e Agente de Apoio à Inclusão, entre outros. Todas as atividades foram abertas ao público e, aqueles que puderam prestigiar o evento tiveram a oportunidade de participar de oficinas para aprender Língua Brasileira de Sinais e elaborar um currículo da maneira correta.

Aos 59 anos, Mirian Duarte, que é aluna do curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo, foi a responsável por apresentar o trabalho de seu grupo. Demonstrando domínio do tema, ela falou sobre a evolução dos meios de comunicação utilizados em escritório e ‘o papel do assistente administrativo ao longo dos anos’. A aluna, que também é funcionária da ETE Barra Mansa, se mostrou feliz em fazer parte da Faetec e satisfeita com a área que escolheu para estudar.

“Fiquei muito tempo fora da escola, quis voltar a estudar mas algumas responsabilidades me impediam. Sempre trabalhei na área administrativa e queria aprender mais sobre a área e me aprimorar. Como trabalho aqui, vi que tinha essa oportunidade e agarrei. Fico emocionada, porque realmente gosto muito desse curso, me apaixonei por ele e talvez eu faça faculdade de administração um dia por causa dele. O curso de Assistente Administrativo é fantástico, trabalha a gente como ser humano e faz a gente ser melhor, além do profissional”, declarou a aluna e funcionária.