Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá celebra e compartilha histórias de seus egressos durante Mesa Redonda

Com intuito de trabalhar a motivação dos alunos e oferecer um contato maior com os profissionais do mercado, entendendo quais são os desafios dele, a centenária Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizada no bairro de Marechal Hermes, organizou a sétima edição do evento “Mesa Redonda”.

Seguindo o tema “Formação Acadêmica e Experiência Profissional”, a edição de 2022 contou com a presença de ex-alunos para falarem um pouco sobre suas histórias no tempo da escola e sobre suas trajetórias profissionais no mercado de trabalho. Dessa vez, a programação se estendeu até o período noturno para poder atender aos alunos das modalidades de Ensino Médio Integrado e Subsequente.

Durante seu momento de fala, Marcos Thompsom, gestor da ETE Visconde de Mauá, apresentou um pouco sobre aqueles que estavam prestes a apresentar suas histórias. “Temos aqui diversas gerações de formandos da Escola. Cada um tem em seu coração uma história para contar da Visconde de Mauá. Uns seguiram na área técnica e outros a usaram como um trampolim para chegar em outra área profissional”, afirmou.

A ideia da Mesa Redonda nasceu justamente por conta da possibilidade de apresentar aos atuais estudantes alguns exemplos de pessoas, que, assim como eles, começaram suas vidas profissionais com algum dos cursos técnicos oferecidos pela unidade. Além disso, o evento também visou homenagear os egressos inseridos no mercado de trabalho.

Fazendo parte dos 18 ex-alunos que dividiam suas histórias na Mesa Redonda, estava Sergio de Abreu Costenplate, que fez parte da turma do curso técnico em eletrônica em 1976 e atualmente é Subsecretário de Captação de Recursos e Projetos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Após compartilhar sua trajetória, Sergio deixou um recado aos jovens presentes: "Trabalhando na Secretaria, rodei o estado inteiro. Podem contar comigo, para brigar pelo Ensino Técnico. É preciso quebrar a inércia e vocês iniciarem a vida de vocês, assim como iniciei e segui minha vida”.