Unidades da Faetec em Paracambi abrilhantam 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com programação especial

Trazendo consigo o tema central, “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chegou à Escola Técnica Estadual Paracambi, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no município. A unidade se organizou para fazer uma programação que atendesse o evento ao longo de uma semana.

A edição deste ano da SNTC possuiu como um de seus objetivos divulgar e popularizar a ciência de maneira que estimule o público ao aprendizado. Na unidade, a ação foi utilizada de forma a trazer o público de fora para conhecer e descobrir os serviços que a mesma propõe. Entre as atividades propostas, estavam palestras, oficinas, minicursos e seminários, que buscavam a interação entre os alunos da escola.

A participação dos estudantes foi importante, uma vez que eles foram os responsáveis por grande parte do que aconteceu durante a semana. É o caso das alunas do curso profissionalizante de Manicure e Pedicure, que puderam colocar em prática o aprendizado de sala de aula ao oferecerem o serviço para a comunidade do entorno da unidade. Outro destaque da Semana foi a exposição “Austrália", organizada pela professora de inglês Daniele de Carvalho, para trazer um pouco da cultura do país aos participantes.

A jovem Yasmin Lindacy é estudante do 3º ano do Ensino Médio no Ciep 152 Garrincha Alegria do Povo, localizado em Paracambi, e fez uma visita à unidade junto de sua turma. Ela pôde fazer parte do Campeonato de Games e do minicurso “Diversidade dos Seres Vivos”.

“Vejo a oportunidade de estar aqui como uma experiência muito boa. Poder agregar a nossa mente é importante”, declarou Yasmim.

Faeterj Paracambi também celebrou a SNTC

Em um trabalho realizado em conjunto, a ETE Paracambi e a Faeterj Paracambi montaram suas programações intencionalmente para acontecerem de forma simultânea. Além de palestras e exposições, a unidade de Ensino Superior contou com apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos.

Entre as exposições que foram montadas, duas ganharam destaque por falarem sobre zoologia e botânica. Com toda a sua paixão pelo desenvolvimento de projetos, o aluno Thales Silva, de 22 anos, fez parte da exposição com um terrário, desenvolvido em conjunto com suas professoras Tereza Dornelas e Marcia Lie.

“Somente esse ano já realizei cinco projetos de extensão, sendo a maioria voltada para educação ambiental. Ao realizar esses projetos, a gente consegue pegar os links das disciplinas e perceber que todo o universo da faculdade está ali. Posso perceber que todo o curso está interligado e entendo a grade”, declarou o aluno ao mostrar o terrário.