Feira Técnica da ETE Oscar Tenório promove apresentações sobre o mercado de trabalho pós-pandemia

No último mês, a Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT), unidade mantida pela Rede Faetec, realizou Feira Técnica, onde os alunos apresentaram projetos para a comunidade escolar. Nessa edição, os trabalhos foram elaborados a partir da proposta “Mercado de trabalho pós-pandemia”.

A Feira Técnica incentiva os alunos a desenvolverem atividades práticas relacionadas à formação profissional de cada um. Foi uma experiência enriquecedora e, durante o processo, os jovens aprendem a trabalhar em equipe, administrar o tempo, organizar atividades e a buscar informações em fontes oficiais.

Com a percepção de que a saúde é uma área de grande relevância, quando o assunto é desenvolvimento socioeconômico, as turmas do curso Técnico em Gerência em Saúde elaboraram apresentações visando incentivar o pensamento crítico sobre assuntos como políticas públicas, promoção da saúde e direitos dos cidadãos, entre outros temas.

Os futuros técnicos em Informática abordaram os impactos das inovações tecnológicas na sociedade, apresentando trabalhos relacionados à Internet das Coisas (IoT), robótica, metaverso, impressão 3D e aplicações web. Os projetos mostraram as mudanças que podem ser proporcionadas pela tecnologia em indústrias, cidades e no campo.


Os alunos dos cursos Técnicos em Administração e Análises Clínicas também apresentaram ideias pertinentes às áreas, todas abordando questões relacionadas ao tema central da feira. Vale destacar o trabalho desenvolvido pela Sala de Recursos Multifuncionais da ETEOT. O espaço foi planejado para ser um ambiente inclusivo, atendendo, com uma didática adaptada, alunos com deficiências físicas ou intelectual.

Ezequiel Miranda dos Santos, de 19 anos, é aluno do 1º ano de Informática e um dos estudantes assistidos pela sala de recursos. Com o objetivo de promover um pensamento inclusivo no futebol, o jovem apresentou o tema “Tecnologia Assistiva e o futebol”, mostrando ferramentas que podem ser utilizadas para abrir portas no esporte para pessoas com deficiências.



A professora Silvia Salgado, que atua na sala de recursos, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“Ser professora e estar na Sala Recursos Multifuncionais me permitiu ter um olhar mais amplo do processo de inclusão. Hoje sei que incluir é muito mais que recursos, esses são importantes e básicos para que o processo aconteça, mas incluir é muito mais que isso. Incluir é fazer com que a pessoa faça parte do meio. Hoje o Ezequiel faz parte do meio”, declarou a educadora.