Parceria entre Faetec Paraíba do Sul e prefeitura local revela as riquezas históricas do município da serra aos alunos do EJA

 No último dia 22, através do projeto intitulado “Retomando ao passado, construindo o futuro”, uma parceria entre a Faetec e a Secretaria de Educação local, 45 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Paraíba do Sul foram brindados com um “City Tour” organizado pelos alunos e pela professora Michele Pereira do curso de Agentes de Informações Turísticas da Faetec. Durante o passeio, os alunos da Faetec puderam colocar em prática os conhecimentos ensinados na sala de aula. Já os alunos do EJA, adquiriram conhecimentos históricos que nem os mais velhos alunos poderiam supor existir, mesmo morando na cidade.

Para a professora Glaucia Fidelis, gestora da unidade, o projeto é uma grande oportunidade para os alunos da Faetec colocarem em prática o que foi aprendido nas salas de aulas.

“Nossos alunos estavam muito ansiosos por este momento, na verdade, esse projeto teve início em maio com alunos do Ensino Fundamental. Estamos no caminho certo quanto à formação. E a nossa cidade é um ótimo laboratório. A gente coloca em prática a divulgação do turismo”, disse Glaucia.

O projeto deu tão certo que no próximo mês haverá outro evento, desta vez ao Museu Inconfidência, Museu do Tiradentes.

A histórica cidade é considerada o primeiro município da Serra do estado do Rio de Janeiro com enorme relevância em períodos importantes para a formação do Brasil, como a construção do Caminho Novo da Estrada Real, além de fazer parte da região responsável pelo Ciclo Econômico do Café, que chegou a produzir 75% do produto consumido no Século 19. A cidade ainda guarda traços de construções antigas que tornam a cidade de Paraíba do Sul um cenário riquíssimo.