Faetec Quintino promove palestra sobre neurociência e inclusão

Na tarde da última quarta-feira (15), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) recebeu a professora e neurocientista Marta Relvas, que ministrou a palestra “Cérebro, emoção e aprendizagem”, com foco em neurociência, inclusão e ensino. O evento foi aberto ao público e aconteceu no teatro Abdias do Nascimento, na Faetec Quintino.

A realização do evento foi uma iniciativa da Assessoria de Inclusão e Acessibilidade e da Diretoria de Educação Superior (Desup), com o apoio da Universidade Corporativa da Faetec - Unifaetec. Na plateia estavam representantes das diretorias da Faetec, CAEP Favo de Mel, Isepam, Iserj e outras unidades vinculadas à rede.

A neurociência é a área do conhecimento que estuda as funcionalidades do sistema nervoso, ou seja, busca analisar e entender as particularidades de cada indivíduo. No âmbito educacional, pode ser usada como um instrumento que auxilia o professor, permitindo ao docente adaptar e criar novas maneiras de ensinar o aluno, a partir do entendimento das limitações de cada um.

Há 45 anos atuando no magistério, a neurocientista Marta Relvas explica que “por meio da neurociência é possível perceber que todos temos limitações e existem várias formas de aprender, portanto, existem várias formas de ensinar. O que precisamos fazer é tornar o cérebro de nossos estudantes e o nosso cérebro reflexivo, precisamos incluir e integrar”.

Um dos desafios da educação inclusiva é reconhecer cada indivíduo como ser único e estabelecer metodologias que alcancem a todos. Assim, o estudo da neurociência contribui diretamente com a promoção da inclusão social e da inserção nas escolas, uma vez que atende à necessidade de diferenciar transtornos (psicológicos/ mentais/ comportamentais) de dificuldades de aprendizagem.

“Quando a gente fala de inclusão, não estamos falando de uma condição, nós estamos falando de várias condições. Todos precisamos ser incluídos, todos precisamos ser integrados e todos nós precisamos interagir”, concluiu a professora.

Marta Relvas é bióloga, professora, pesquisadora e Dra.h.c em educação. Entre os livros publicados, estão “Neurociência e Transtornos de Aprendizagem” e “Que Cérebro é Esse Que Chegou à Escola?”