Ciência, tecnologia e inovação entram em pauta durante sétima edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Nessa quinta-feira (02), teve início a sétima edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), reunindo os governadores das regiões, com o objetivo de consolidar a agenda de cooperação entre os sete estados.  Desta vez, o evento foi sediado na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e a área de ciência, tecnologia e inovação faz parte daquelas que são tratadas como prioritárias no debate.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Mauro Azevedo, esteve presente no encontro, que busca a integração entre os Estados e, ainda no início da programação, teve oportunidade para falar sobre a presença da pasta no evento.

"A ciência, tecnologia e inovação é uma das agendas mais importantes desse encontro. É um tema transversal às outras pastas do governo e tema importante para iniciativa privada. Logo, é um tema que precisamos discutir e os estados precisam desenvolver", afirmou.

O Cosud acontece até o dia 04 de março. No primeiro dia de evento, os representantes de cada estado se reuniram em uma dinâmica para discutir as visões, os desafios e as atividades realizadas em cada localidade. Para o segundo dia, está previsto a interação e o debate de maneira conjunta entre os Estados.

O Subsecretário de Ensino Superior, Tecnológico e Pesquisa, Edgard Leite, ficou encarregado de apresentar as ações e os desafios em tecnologia e inovação. A maior interiorização no ensino universitário e técnico e a circularidade entre núcleo de conhecimento regionais foram alguns dos temas citados. Além disso, o projeto dos centros tecnológicos, que exercem a criação de ecossistemas locais de integração, e a construção de 200 laboratórios intramuros foram mencionados entre as atividades exercidas.

Caroline Alves, presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secti, também participou do encontro e pôde falar sobre os desafios da instituição.

“É importante que a gente comece a fazer cursos Profissionalizantes e técnicos que atendam à necessidade dos municípios. Começamos a planejar e desenhar para que a gente possa atender ao município e formar pessoas que possam entrar no mercado de trabalho”, declarou.