Faetec comemora 26 anos com evento para os funcionários da Rede

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, celebra este mês seu 26° aniversário. Em comemoração, foi realizado nesta quarta-feira (14) um evento para os funcionários da instituição, no Teatro Abdias do Nascimento, localizado em Quintino, com apresentações de música e dança.

Em sua fala, a presidente da Faetec, Caroline Alves, agradeceu aos colabores por trabalharem com afinco e se dedicarem para que a Faetec continue oferecendo um ensino de excelência.

“Fizemos este evento para fortalecer ainda mais o que a gente já faz dentro dessa instituição com educação, arte e cultura. O aniversário é da Faetec, mas são vocês, servidores, que fazem essa história, produzindo o que há de melhor no nosso estado. Vocês são os profissionais que entregam cada serviço, vocês são o principal desta instituição. Agradeço imensamente pelo carinho de cada servidor que me acolhe e posso afirmar que, enquanto eu estiver na presidência, irei entregar o que há de melhor e fortalecer mais esta instituição”, declarou Caroline.

Na plateia do teatro, que fica na sede da Faetec, educadores, administrativos e demais funcionários da casa. No palco, apresentações da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes e do Grupo de Dança Alegria do CEFE, coreografados pela professora Érica Lopes. A comemoração contou ainda com coffee break especial, oferecido pela Escola de Hotelaria da Faetec Quintino e pela Faetec Nilópolis.

Também estiveram presentes o vice-presidente educacional, José Wilson Pinto; o vice-presidente administrativo, Sérgio Costenplate; e os líderes das diretorias pedagógicas, Ana Paula Pilar, da Diretoria de Formação Inicial e Continuada; João Wellington, da Diretoria de Ensino Superior; Márcia Farinazo, da Diretoria de Desenvolvimento da Educação; e Robson José dos Santos, da Diretoria de Articulação Institucional da Educação.

Milhares de pessoas aprendem uma profissão nas escolas da Rede. Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 32 mil vagas foram oferecidas em todos os segmentos atendidos pela Faetec. A diretora da DDE, Márcia Farinazo, destacou o impacto do ensino oferecido pela Faetec na vida dos profissionais que são formados pela instituição.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte da Faetec, estou aqui desde 1996 e fico emocionada em ver o resultado do trabalho que a gente faz. Quando vemos nossos alunos no mercado, voltando como professores ou indo nas unidades enquanto profissionais de diversos setores, é um testemunho da importância que tivemos na vida deles. E é isso o que acalenta a gente, a força que a gente tem enquanto profissionais da Rede. Temos muito orgulho disso”, destacou Márcia.

Na ocasião, foi apresentado o concurso ‘Destaque do Ano Faetec’, que irá premiar unidades e docentes que fazem a diferença nas escolas. Os critérios de avaliação da competição, bem como datas e orientações, serão definidos em edital, a ser publicado em julho. A previsão é de que a premiação ocorra no final de outubro.

Sérgio Costenplate, que é vice-presidente administrativo e egresso da Rede, encerrou os discursos falando sobre o impacto da Faetec em sua vida e declarando o prazer que sente em fazer parte desta fundação.

“Comecei a minha história em 1976, quando aluno da Visconde de Mauá. Estou há 20 anos no estado, tendo passado por inúmeras secretarias e com previsão de me aposentar no ano que vem. Sinto que ganhei um prêmio sendo vice-presidente da Faetec, que foi onde minha vida profissional teve início. Acho que somos todos privilegiados em estar aqui. Vocês que estão aqui e cada funcionário, de cada setor, vocês fazem essa instituição ser maravilhosa”, concluiu o gestor, emocionado.