Faetec Adolpho Bloch promove diálogo entre presidente da Embratur e alunos dos cursos Técnicos em Turismo e Hospedagem

A Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, recebeu o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, que se encontrou com alunos para falar sobre a importância da formação técnica na área de turismo. O evento aconteceu na manhã do último dia (07) e foi destinado a alunos dos cursos Técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem.

O turismo é hoje uma das principais atividades econômicas do Rio de Janeiro. Todo ano o estado atrai milhões de turistas vindos de dentro e fora do Brasil. Após agradecer ao convite para o bate-papo com os alunos, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explicou o trabalho realizado pelo órgão, falando sobre o papel deste setor no estado.

“Quando a gente olha para o turismo, é uma solução para um país como o nosso. A grande atividade econômica do século XXI que pode gerar um modelo de desenvolvimento, que gere preservação dos biomas, que gere possibilidades de novos empregos e que trabalhe com uma real noção de sustentabilidade é o turismo”, considerou Freixo.

Criada em 1966, a Embratur é hoje um serviço social autônomo que funciona com a finalidade de formular, planejar e implementar ações de promoção de destinos turísticos brasileiros no exterior. Outra finalidade da Agência é a manutenção da imagem do país diante de mercados estrangeiros.

Professora Marina Silva, que dá aulas nos cursos Técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem, ressaltou a pertinência do diálogo entre estudantes e uma autoridade na área em que estudam.

“Essa oportunidade do presidente da Embratur estar aqui falando sobre a instituição e compartilhando sua experiência com esse trabalho faz com que os alunos ampliem a visão deles sobre o turismo e sobre as oportunidades que o turismo oferece para quem tem uma formação na área”, destacou a docente.

A instituição atua em conjunto ao Ministério do Turismo para estimular o desenvolvimento sustentável e seguro de destinos nacionais. Além dos estudantes, professores e demais funcionários da unidade compareceram ao auditório da ETEAB, onde foi realizada a roda de conversa. Todos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas relacionadas ao tema.

Agradecida pela experiência, Isabel Matos, que cursa o Técnico em Guia de Turismo, fez parte da equipe de apoio técnico na organização do evento. Para ela, “como estudante de turismo, foi muito bom ter aqui uma autoridade no assunto, conversando com a gente e falando sobre o trabalho na área, achei encorajador”.

Michel Santos, que faz parte do 3º ano do curso Técnico em Guia de Turismo, teve dúvidas esclarecidas durante o evento e torce para que novas atividades ocorram na unidade por meio da Embratur.

“A gente tem ciência de como a Embratur é um órgão importante para o turismo no Brasil. Acredito que a instituição tenha muito a fornecer à ETEAB, que é uma escola fomentada pela economia criativa. Então esse evento foi de grande importância para que a gente mantenha esse laço forte com a Embratur”, declarou o aluno de 18 anos.