Escola de Teatro da Faetec promove inclusão social com evento de cultura e acessibilidade

A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou, no fim do primeiro semestre, o “Encontro Dialógico” para falar de inclusão de pessoas com deficiência no teatro. A atividade aconteceu no Liceu de Artes e Ofícios e foi destinada aos alunos da Martins Pena.

O diálogo versou sobre o “Direito da Pessoa com Deficiência em Cena” e foi comandado pela professora Dra. Bianca Fogli, que é orientadora educacional da Martins Pena. Esse encontro surgiu em função da necessidade de inserir a questão da pessoa com deficiência nas políticas, culturas e práticas da escola, assim como sensibilizar e divulgar ações de acessibilidade cultural.

O Nitai Raynsford é portador de hemiparesia, que é a paralisia cerebral de um lado do corpo causada por lesões em células nervosas. Ele é aluno do curso de Teatro da Martins Pena e ficou encarregado de abrir o evento, explicando sobre sua pertinência e introduzindo os temas que seriam posteriormente abordados.

“Queremos esclarecer temas que são voltados à integração das pessoas com deficiência dentro do espaço cênico e no meio das artes e sociedade em geral. Ainda temos muitos tabus e muitas barreiras a serem transpassadas, vamos tentar dar um pouco de luz para poder caminhar como uma sociedade um pouco mais inclusiva e diversificada”, explicou o aluno de 26 anos.

Devido ao sucesso do evento na comunidade escolar, uma segunda edição foi realizada, intitulada “II Encontro Dialógico: Inclusão em Cena”, que teve a presença da atriz e produtora Luciana Zule e da audiotradutora Nara Monteiro.