Faetec Austin mobiliza a comunidade escolar para falar de ciência e tecnologia

No último mês, a Faetec Nova Iguaçu - Unidade Austin aderiu à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizando um evento ao longo de três dias. Alunos de todos os cursos oferecidos no polo apresentaram trabalhos movidos pelo tema central da SNCT: Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.

Um tema foi designado a cada um dos cursos profissionalizantes. Operador de Computador, por exemplo, ficou a cargo de falar sobre descarte de lixo tecnológico e como essa prática é essencial para proteger o meio ambiente. A apresentação dos trabalhos foi feita com robôs e projetos eletrônicos feitos com sucata.

Os futuros Assistentes Administrativos apresentaram os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável; estudantes de Costureiro de Máquina Reta e Overloque utilizaram retalhos de tecidos para transformar bolsas, roupas e bijuterias; a prática de bordado como meio de melhora da pressão arterial, concentração e criatividade, foi apresentada pelos estudantes matriculados no curso de Artesão em Bordado à Mão; e o curso de Massoterapia mostrou a evolução de ferramentas e técnicas da área.

As turmas de Refrigeração falaram de gases refrigerantes e refrigeração sustentável, passando por fluidos refrigerantes e alternativas de reciclagem para objetos de refrigeração. Alunos de Pedreiro de Alvenaria apresentaram o bioconcreto, vergalhão de fibra e tijolo ecológico; já os alunos de Encanador Instalador Predial abordaram o reconhecimento de peças e ferramentas e conhecimentos gerais de hidrossanitários. As turmas de idiomas também falaram sobre ciência e tecnologia; o curso de Espanhol abordou a energia renovável na América Latina; e o curso de Inglês explicou sobre o Greenpeace no Brasil e Estados Unidos.

O gestor do polo, Rogério Vieira, explicou que “durante três dias, diversas turmas fizeram exposições sobre o avanço da ciência e tecnologia em várias áreas de atividades. Foi uma semana bastante movimentada na Faetec Austin, um evento muito enriquecedor”.

Aproveitando que o evento foi realizado no mês de prevenção ao câncer de mama, foi realizada ainda a palestra “Outubro Rosa - a prevenção pode mudar a sua vida” com a Enfermeira Verônica Gonçalves. A profissional explicou os sintomas da doença e como a descoberta precoce pode aumentar as chances de tratamento bem sucedido e cura.