Alunos do Ensino Fundamental da Faetec conquistam medalhas nas Olímpiadas Canguru de Matemática

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) República, localizada no Rio de Janeiro e vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), participou das Olímpiadas Canguru de Matemática, uma edição brasileira vinculada à competição internacional, que faz parte do projeto “Horizontes”, que tem o objetivo de estimular os alunos a participar de várias olimpíadas. Nessa competição, 11 alunos da EEEF República conquistaram medalhas prata e bronze, além de honra ao mérito.

A professora de matemática Kátia Machinez, que é uma grande incentivadora dentro da Faetec, foi reconhecida pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) por contribuir na formação de seus alunos e pelo seu próprio desempenho. A docente compartilhou um pouco de sua trajetória dentro da Faetec: “Em 2019, quando cheguei à Faetec, trouxe o projeto Horizontes. Junto com o diretor Marcelo Lindenmeyer, sempre buscamos estimular nossos alunos. Nosso objetivo é abrir portas para eles e mostrar que são capazes, muitas vezes não acreditam em seu próprio potencial”.

A participação das escolas em olimpíadas é de grande importância, pois traz diversos benefícios, incluindo a oportunidade de conquistar bolsas olímpicas para ingressar em universidades. Com o apoio da Faetec, os alunos também contam com o incentivo do diretor da EEEF República, Marcelo Lindenmeyer, que busca sempre reconhecer e premiar os méritos dos estudantes.

"É uma imensa fonte de orgulho ver nossos alunos se destacando e participando das olimpíadas, demonstrando um desejo genuíno de aprender mais. Por isso, eles têm todo o meu apoio. Sempre me empenho para vê-los alcançando grandes conquistas”, conclui o diretor Marcelo.

Os alunos que cursam do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, incluindo os medalhistas de prata e bronze, Guilherme Vidipo, Marcelo Ribeiro, Sophia Varella e Paulo Cesar Gaudencio, ficaram surpresos com suas colocações e compartilharam a satisfação de serem reconhecidos dentro da escola.

“Foi uma experiência incrível para nós. A professora Kátia nos incentivou muito, e com certeza, levaremos isso para toda a vida. Muitas vezes, chegamos pensando que não conseguiremos, mas os professores e diretores da Faetec sempre acreditam em nós e nos apoiam muito”.