Semana BLOCH AV 2023 foi realizada na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch com saldo positivo para os alunos da instituição vinculada à Faetec

Em parceria com o 2º Master Class Tecnologia Globo, evento reuniu ex-alunos que hoje são referência no setor, além de especialistas em audiovisual para workshops e palestras

Encontros que proporcionam conhecimento, troca de experiências e, mais do que tudo, um grande incentivo para quem se prepara para o mercado de trabalho. A Semana Bloch AV 2023 reuniu, além de expertise, uma boa dose de nostalgia para os ex-alunos que, convidados pela coordenação do curso de audiovisual, levaram aos alunos da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB) um olhar repleto de boas perspectivas para o futuro.

Em parceria com o "2º Master Class Tecnologia Globo", os alunos do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (PAV), único no Estado do Rio de Janeiro a oportunizar, de forma pública e gratuita, a formação técnica na profissão de radialista, nas seguintes funções: técnico de sistemas audiovisuais, produtor de rádio e tv, assistente de operações audiovisuais, editor de mídia audiovisual, sonoplasta e operador de câmera, tiveram a oportunidade de estar com nomes como Manoela Zózimo, Thiago Cachoeira, Rafaelle Serafim, Leandro Silveira, Jéssica Andrade, Lívia Nunes e Ana Paula Brasil, aprendendo mais sobre o mercado para o qual estão se preparando.

“É muito importante para os nossos alunos perceberem que o mundo externo está pronto para recebê-los, que as oportunidades são cada vez maiores para quem se dedica. A Adolpho Bloch tornou-se referência na preparação destes profissionais que hoje avançam e abrem portas para quem está chegando”, diz o professor Adriano Barbosa Lima.

Durante a semana, os estudantes debateram sobre mercado de trabalho, diversidade, racismo e tecnologias como o uso de drones, gimble, inteligência artificial e efeitos especiais.

“Foi realmente uma semana muito inspiradora porque a gente teve a oportunidade de conhecer e se interessar por atividades além das que já conhecemos aqui na escola. Com isso, abrimos o olhar, ampliamos as nossas oportunidades dentro e fora da sala de aula porque, como o curso é mais voltado para a parte técnica, a gente começa a ver como pode aplicar esse conhecimento lá fora. Foi também muito bom a gente ter exemplos de pessoas que foram alunos aqui da ETEAB e que hoje são nossas referências”, diz Júlia Mattos, de 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio e estagiária do projeto Cineclube.

Professor da instituição desde 1999, Adriano Barbosa também avalia de forma positiva a possibilidade dos encontros que foram iniciativa de Leandro Silveira, ex-aluno da Faetec.

“Foi uma semana muito positiva, incluindo as mostras e as oficinas, para que os nossos alunos pudessem ter esse contato direto com especialistas da área, alguns deles formados na Adolpho Bloch. Nosso desafio para o próximo ano é mobilizar ainda mais alunos, especialmente os do 3º ano, para que eles vejam todas as possibilidades que estão diante deles ao entrar no mercado de trabalho. Tivemos a valorosa ajuda do Leandro Silveira, que mobilizou todos esses profissionais para que viessem contribuir um pouco com o nosso projeto. Quem participou, sendo professor, aluno ou palestrante, tenho certeza de que gostou e aproveitou”, diz o docente.