Alunos do curso de publicidade da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch aprendem na prática o passo a passo do planejamento de campanhas

Workshop para os estudantes contou com a mentoria de profissionais da Escola Rua, que existe desde 2019 e é a primeira escola de criatividade focada em inclusão, diversidade e equidade dentro do mercado publicitário

Aprender na prática e exercitar a criatividade. O trabalho em equipe e todos os desafios que envolvem o planejamento de uma campanha publicitária foi a experiência que alunos da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB) tiveram durante mais uma edição do Arena Challenge, um evento de Publicidade e Propaganda criado para conectar os alunos com os profissionais que atuam na área.

Em sua segunda edição, o encontro, que antes acontecia somente com palestras e rodas de conversa, ganhou ares de uma saudável competição onde os alunos, divididos em grupos, são supervisionados pelos professores e por profissionais de uma das maiores agências do país, a Artplan, cujo convênio com a ETEAB deu origem ao projeto Futuros Sonhadores.

Este ano, os estudantes tiveram a Escola Rua como “clientes”. A empresa é a primeira escola de criatividade focada em inclusão, diversidade e equidade dentro do mercado publicitário. Apresentado por Arthur Raggi, do grupo Dreamers, o grande desafio dos estudantes foi construir uma campanha para um cliente real, trabalhando em equipe, tendo a mentoria dos publicitários da agência.

“Esta é uma maneira que os alunos têm de vivenciar e tangibilizar os conceitos que eles aprendem em sala de aula e isto faz toda a diferença porque eles precisam colocar a mão na massa, saindo da aprendizagem passiva para a aprendizagem ativa”, diz Claudia Scott, uma das mentoras.

Ao todo, sete grupos que compreendiam alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, participaram da dinâmica que consistia na apresentação de ideias, planejamento e execução. Aluna do 1º ano, Natali Afonso dos Santos era uma das mais animadas na defesa do projeto.

“Para mim é tudo muito novo e vi que a argumentação é um dos pontos essenciais para conquistar o cliente. Sempre quis trabalhar com algo ligado ao audiovisual e, quando cheguei aqui na FAETEC, me identifiquei porque aqui na escola eles valorizam a nossa essência, o nosso talento e preparam a gente para o mercado de trabalho desde o primeiro dia”, diz a estudante.

A proposta de criar a identidade visual de uma campanha com foco na diversidade foi vencida pelo grupo encabeçado por Luana Farinazzo, Mariane Lopes, Winicius Junior, Ana Carolina Ribeiro e mais 11 colegas.

“Já é meu segundo ano no Arena Challenge e este ano tivemos a Escola Rua como cliente. O projeto foi passado para nós como um case livre, podíamos guiar o propósito da campanha de acordo com o pensamento de cada grupo. Esse dia ficou como um momento indescritível, pude sentir 1% do que é o mercado de trabalho, essas pequenas experiências que recebemos no Ensino Médio Técnico são incomparáveis e fazem com que tenhamos esperança em um mercado rico em diversidade e inteligência”, disse Luana.

Segundo Leonardo Queiroz, o potencial dos alunos da instituição vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) traz grandes possibilidades que podem ser trabalhadas em eventos como o Arena.

“O profissional de hoje vai se destacar pela dedicação, pelo olhar apurado e, principalmente pela curiosidade em buscar o novo. Quando se tem um profissional que gosta de entender, que tem um olhar expandido sobre os temas que rondam a sociedade e que ouve, tenha certeza de que ele tem um caminho de sucesso”, diz o publicitário.