Faeterj Itaperuna da Faetec se destaca em Congressos em Águas de Lindóia

Aconteceu no último dia 29 de novembro, em Águas de Lindóia, São Paulo, o VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, que teve a participação da Faeterj Itaperuna, unidade de Ensino Superior da Faetec, por meio das alunas do 8º período do Curso de Pedagogia, Gleice Benedito Henrique, Jecilda Marins Raymundo da Silva, Raquel dos Santos Almeida e a da professora Cyntia de Souza Bastos Rezende, apresentando “Uma Experiência Formativa Interdisciplinar: Narrativas de Licenciandos/as do Curso de Pedagogia da Faeterj-Itaperuna, Rede Faetec”.

Inicialmente, o artigo foi desenvolvido pela Faeterj Itaperuna no I Encontro de Projetos Pedagógicos e Interdisciplinares em junho e, posteriormente, enviado para o Congresso e aprovado para ser apresentado. O objetivo do projeto foi compreender que a interdisciplinaridade vai muito além do plano metodológico ou conceitual na escola, que é uma atitude permeada pelo respeito ao próximo e ao mundo, uma ação que extrapola o ambiente escolar e que envolve as esferas dos saberes, ações e sentimentos. Uma união entre os estudos teóricos e a prática docente.

Gleice, 32 anos, moradora Itaperuna, agradeceu a todos pela participação no evento em São Paulo e reforçou a capacitação da unidade de ensino no preparo dos alunos.

“Encerro mais um ciclo levando comigo muitos aprendizados. Só tenho a agradecer a direção por confiar essa responsabilidade e à professora Cyntia por ensinar e acreditar no nosso potencial. A experiência foi maravilhosa, pois tivemos a oportunidade de dividir conhecimentos com mentes brilhantes. Foi uma honra. A Faeterj Itaperuna cria um ambiente educacional capaz de capacitar profissionais para revolucionar a história da educação brasileira”, ressalta a estudante.

O evento contou com a participação de milhares de educadores de todo Brasil e para a diretora da Faeterj Itaperuna, Edinéia Melo, a receptividade do trabalho das alunas foi destaque na apresentação.

“Uma experiência única de compartilhar conhecimentos e o nosso fazer pedagógico, oportunidade de visibilidade nacional para o curso de licenciatura em Pedagogia da FAETERJ-Itaperuna, pois foi um evento de grandes proporções, com mais de 1100 educadores de todo o Brasil. E de grandes nomes importantes da educação brasileira e até de fora do Brasil, como a professora Bernardete A. Gatti. Foi um evento maravilhoso em que o nosso trabalho foi visto e valorizado e as licenciandas foram muito elogiadas pelos participantes. A pesquisa e a prática acontecendo na FAETERJ-Itaperuna!”, finaliza a diretora.