Formatura da 2ª Turma de Aprendizes Legal com Deficiência

Na manhã da última quarta-feira (15/08), aconteceu a Cerimônia de Formatura da 2ª Turma de 12 alunos Aprendizes Legal com Deficiência. Foram entregues certificados de aprendizagem aos estudantes da Escola Especial Favo de Mel, que desenvolve projeto de empregabilidade e de formação profissional de jovens com Síndrome de Down.

– Quero agradecer à Escola Favo de Mel a indicação ao estágio, à empresa e aos demais parceiros por nos aprovarem, aos professores tudo que nos ensinaram e aos nossos familiares o apoio e o incentivo. Aqui, aprendemos a trabalhar em equipe, a ganhar nosso dinheiro e a dar importância ao emprego. Hoje, estamos mais preparados para os novos desafios – discursou a estudante da Faetec e formanda, Jamilly Valéria dos Santos.

O programa teve por objetivo a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Após realizar os cursos profissionalizantes da Faetec e vivenciar a experiência na Cedae, por meio do Contrato de Aprendizagem, assistidos por agentes do Núcleo de Inclusão Laboral da Escola Favo de Mel, os estudantes estão aptos a entrar no mercado de trabalho e a concorrer em processos seletivos de qualquer companhia que destine vagas aos portadores de deficiência.

Para Iara de Souza, mãe da estudante Débora Camila, o estágio transformou a vida da jovem. “Ela se tornou muito responsável. Passou a assumir algumas tarefas de casa, organizar toda a roupa e material de trabalho, sozinha, na noite anterior, e nunca se atrasar. Vai à empresa sempre muito feliz. Ela gosta da ideia de ajudar os colegas”.

Eles foram submetidos a um estágio com duração de 17 meses na sede da Cedae e na unidade de São Cristóvão da empresa. Com uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, os aprendizes exerceram atividades de serviços gerais e de escritório. Dentre as funções, os jovens deram suporte às áreas de administração, contabilidade, financeira, comercial e jurídica da companhia.

Raphael das Neves, de 31 anos, aluno da Favo de Mel, foi um dos jovens que concluiu o estágio. Segundo sua tia, Maria Bernadete, ele evoluiu muito com a qualificação na escola e a conquista do emprego.

– Ele desenvolveu muito desde que entrou na Favo de Mel há 12 anos. Passou a ter senso de responsabilidade e cuidado com a família. Agora, sabe ler, escrever e até copiar do quadro. Mexe sozinho no celular, instala DVD e até cozinha. Eu só tenho a agradecer a todos que colaboraram na educação dele e à empresa por esta oportunidade – comemora Bernadete.

A solenidade de formatura contou com as presenças de representantes das organizações parceiras do programa: Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Cedae, Rio Solidário e Fundação Roberto Marinho. O convênio foi renovado e mais 10 alunos estão iniciando atividades nas dependências da empresa.