Governo do Estado inaugura Faetec Mesquita - Polo Integrado Tecnológico

Na manhã desta segunda-feira, (15/04), o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, acompanhado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e pelo presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Romulo Massacesi, inauguraram a Faetec Mesquita - unidade Engenheiro Pedro Rangel, que será um Polo Integrado Tecnológico na Baixada Fluminense.

A unidade visa qualificar cidadãos fluminenses em cursos de Qualificação Profissional, em Ensino Técnico de Nível Médio, em Educação Superior e em Pós-graduação, oportunizando a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Serão oferecidas vagas de formação de Assistente de Logística, Inglês, Informática, Carpinteiro, Gesseiro e Pedreiro.

O governador do Rio abriu o evento parabenizando o secretário Leonardo Rodrigues e o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da educação profissionalizante dos jovens do estado do Rio de Janeiro e reafirmou que a revitalização realizada na unidade de Mesquita também acontecerá em todas as 130 escolas da Rede.

– Eu trabalhei em São João de Meriti como Juiz Federal e como defensor público em Nova Iguaçu e, desde aquele tempo, Deus já colocava em meu coração as injustiças pelas quais o povo estava sendo submetido. Nós vamos trazer de volta à dignidade da educação para a população do Rio de Janeiro. A inauguração do Polo Integrado Tecnológico de Mesquita traz o reconhecimento social que os cidadãos da Baixada Fluminense merecem – ressalta Wilson Witzel.

Fotos: Felipe Correa

Em seguida, tomou a palavra o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, que agradeceu mais uma vez ao Governador a confiança por estar à frente da pasta. O secretário ressaltou o prazer de inaugurar a unidade que havia sido recebida por sua gestão totalmente abandonada, em condições insalubres, mas que agora estava sendo devolvida à população de Mesquita da forma como ela merecia.

– Após a reforma, o centro conta com dois laboratórios de informática, salas de estudos, sala multimídia e de desenhos, entre outros equipamentos. O Polo Integrado Tecnológico Pedro Rangel vai proporcionar ao cidadão de Mesquita a qualificação educacional necessária para concorrer de forma igualitária no mercado de trabalho – garante Leonardo Rodrigues.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, ressaltou o seu profundo respeito à educação. “Acredito que a transformação de lugares e de pessoas se da fundamentalmente por meio da educação e, quando ela está atrelada ao ensino profissionalizante, oferece ainda mais oportunidades de emprego aos nossos jovens. São muitas as dificuldades, mas garanto que enfrentaremos uma a uma”, disse.

Para o aluno do curso de Windows II Leonardo dos Santos, os cursos profissionalizantes acrescentam bastante no seu currículo: “Esse já é o meu quarto curso aqui na Faetec, fiz Técnico de Edificações, Eletricista e Bombeiro Hidráulico. E, hoje, estou fazendo Informática, o que tem sido muito importante na minha vida. Vale a pena para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho”, analisa.

Este Polo Integrado Tecnológico tem capacidade para formar 600 profissionais por ano, em diversos eixos tecnológicos, como Gestão e Negócio, Informação e Comunicação e de Infraestrutura. Além disso, por meio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a unidade terá duas pós-graduações: Gestão de Projetos e Planejamento e Finanças e um curso de extensão em Empreendedorismo.

A nova sede recebeu o nome do Engenheiro Pedro Rangel, um ilustre morador da região, em reconhecimento à sua significativa contribuição à produção do conhecimento técnico e ao fomento ao mercado de manutenção de componentes aeronáuticos. O sonho de Pedro Rangel era construir uma escola técnica de manutenção de aviões e helicópteros no Município de Mesquita.