Unifaetec realiza I Curso de Formação de Gestores da Rede

Capacitar os novos gestores e garantir o pleno atendimento aos alunos da Rede Faetec. Esse foi o intuito do primeiro Curso de Formação de Gestores deste ano, realizado nesta quinta-feira (16.5), no auditório do Faetec Quintino, na Zona Norte do Rio. O curso será dividido em quatro encontros, todas as quintas-feiras, das 9h às 15h, e visa preparar gestores para o pleno trabalho em suas instituições, além de desenvolver o potencial de cada um.

A abertura do curso foi realizada pelo vice-presidente Educacional da Faetec, Rogério Pires, que destacou a importância deste projeto. “Muitos vieram de longe, mas tenho a certeza que vai valer a pena para cada um de vocês. Esse curso é novo e será marcado pelo dinamismo, com mais interação entre os gestores, visando à parte prática do trabalho. Durante todo o curso, iremos tirar dúvidas sobre recursos humanos, prestação de contas, utilização da verba Sides, entre vários outros assuntos”, afirmou Pires.

O primeiro tema debatido foi sobre a “A Ciência e a Tecnologia no Estado do Rio e o Papel da Faetec”, com o professor e assessor da Subsecretaria de Ciências e Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Waldemar Magnavita. Em seguida, foi a vez da professora da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro (Faeterj), Jane Rangel, abordar a matéria “Educação e Trabalho”.

– Pretendo fazer com que os gestores entendam que a educação é uma prática social e que o trabalho é um processo educativo. Com isso, juntar o que diz as leis de Políticas Públicas na área da Educação Profissional e Tecnológica, fazendo com que a escola seja repensada de uma maneira que envolva uma gestão democrática e participativa – ressaltou Jane Rangel.

O coordenador da Universidade Corporativa (Unifaetec), Wellington Silva, destacou a importância da oferta de cursos, palestras e seminários para todos os servidores da Rede. Explicou que esse curso é ofertado em conjunto com a Diretoria de Formação Inicial e Continuado (DIF) e está sendo ministrado a 29 participantes de diversas instituições do Estado.

– Nesse curso tivemos um diferencial que foi a redução do número de participantes. Com isso, focaremos na parte prática, com oficinas para que os gestores tenham condições de exercitar. Pretendemos fazer com que os gestores saiam deste curso em condições de melhorar a tomada de decisão na área da educação profissional – revelou Silva.

Na parte da tarde, os gestores farão uma visita guiada ao Centro de Memória da Rede Faetec. A cogestora da Faetec Quitungo, Darlene Lisboa Lopes, que trabalha na Rede há mais de 10 anos e assumiu este ano o cargo na área de gestão, está animada com o curso. “Esse é o meu primeiro curso e pretendo fazer vários outros. Até irei começar um pós-graduação sobre Gestão Escolar. Quero me especializar a cada dia, e sinto que será de grande aprendizado para mim esse curso”, disse Lopes.

Nos próximos módulos do curso serão abordados os temas Processos Administrativos: utilização e prestação de contas da Verba Sides, rotinas de Patrimônio e de Recursos Humanos. O último módulo como tema Gestão Estratégica, previsto para término no dia 6 de junho, contará com duas palestras; sendo uma delas sobre “A Gestão Democrática. A nova realidade da educação e desafios para os novos gestores”, com o professor Fernando Motta, e a outra sobre “Liderança e Empreendedorismo no Setor Público” com o professor Waldemar Magnavita.