Faetec Marechal Hermes realiza I Encontro de Músicos e Mestres de Banda

Um dos destaques é a oficina do ex-aluno da Rede Faetec, Otávio Correa, mestrando pela Haute École de Musique de Genève, na Suíça

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) Marechal Hermes irá realizar o I Encontro de Músicos e Mestres de Banda de Música. Durante os dias 1º a 5 de julho de 2019, serão ministradas oficinas gratuitas, e as inscrições podem ser feitas no site, através do link https://bit.ly/2Xy0rY5. O interessado precisa ser aluno de música e saber o instrumento desejado para a realização das oficinas. O músico poderá se candidatar para as oficinas até domingo, dia 30 de junho. Serão 24 opções, entre elas: Flauta; Percussão; Clarone; Arranjo; Saxofone; Trompa; Regência de Banda; entre outras.

A Coordenadora de Música da Rede Faetec, Cristina Salles, afirmou que as oficinas serão um aperfeiçoamento técnico e artístico para centenas de músicos e mestres de banda. “Serão cinco dias de imersão total na área musical, onde contaremos com profissionais nacionais e internacionais renomados”, afirmou Salles.

O evento contará com a participação de ex-alunos da Rede Faetec que passaram pelas escolas de música da instituição, entre eles, o ex-aluno Rafael Oliveira que cursa bacharelado em percussão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além da participação dos ex-alunos, Henrique Vaz, que se formou em trompete pela UNIRIO e Otávio Correa, mestrando pela Haute École de Musique de Genève, na Suíça.

Dentre os convidados, estão os professores doutores Sérgio Barrenechea, atual diretor e professor de Flauta do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e o saxofonista Marco Túlio.  Representando a Universidade Federal de Goiás (UFG) a atividade contará com a presença do professor doutor Marcos Botelho, e oriundo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o maestro Marcelo Jardim.

Dentre os músicos das orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro, o evento contará com o trombonista baixo do Theatro Municipal, Leandro Dantas, e do clarinetista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e mestre em Clarone pelo Conservatório de Rotterdam, Thiago Tavares.

Para representar as bandas militares, a Faetec receberá os professores José Maria, Levi Chaves, Luciano Oliveira e Josué Nascimento, da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros; o professor Gilson Santos, da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais e o professor João Batista, da Banda Sinfônica da Polícia Militar.

Dentre os professores da Rede Faetec, haverá a participação do representante da Escola de Música de Barreto, José Roberto Lima; de João Carlos da Silva, que atua na Faetec de Quintino; de Régis Gonçalves, de Marechal Hermes; e do ex-professor Anderson Xavier. As oficinas serão realizadas no campus da Faetec de Marechal Hermes, localizado na Rua Xavier Curado, s/n, das 14h às 17h. Os ensaios com a Banda Sinfônica será das 17h30 às 20h.

O encerramento do primeiro Encontro de Músicos e Mestres de Banda será na sexta-feira, dia 5 de julho, às 16h, e será aberto ao público e gratuito, no Teatro Abdias Nascimento, na Faetec República, localizado na Rua Clarimundo de Melo, 847, em Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio. Durante o evento, será homenageado o professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dalmário Pinto de Oliveira.