Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec participa da Expo Favela Innovation 2025

Projetos das unidades Manguinhos e Cidade de Deus foram exibidos no estande da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Facebook
Email
WhatsApp

Os 28 anos de existência da Fundação de Apoio à Escola Técnica são também um marco para a educação pública. A instituição, que conta com 135 unidades distribuídas em todo o Estado, é referência quando o tema é Ensino Médio-Técnico e formação de mão de obra qualificada em diversos segmentos por meio dos Cursos de Formação Inicial e Continuada e, pôde comprovar isso durante a edição regional da Expo Favela Innovation, evento de inovação e empreendedorismo que conecta empreendedores das favelas a investidores e ao mercado, promovendo negócios e fortalecendo a economia local.

Durante os dias 25 e 26 de outubro, palestras, rodadas de negócios, apresentações de projetos, mostras culturais e artísticas ocuparam a Cidade das Artes e a Faetec esteve no espaço destinado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), exibindo projetos que acontecem nas unidades Cidade de Deus e Manguinhos, impactando não somente os alunos que participam dos cursos, mas também a comunidade local, com o incentivo ao empreendedorismo.

Entre as iniciativas apresentadas no estande o Divas do Lucro, um aplicativo desenvolvido nas aulas de informática voltado para mulheres, cis e trans, que querem aprender a empreender, organizar as finanças e ver o negócio dar lucro, ensinando de forma simples e acessível como precificar, controlar gastos e lucrar de verdade, tudo isso com aulas curtas, dicas práticas e ferramentas financeiras fáceis de usar. Também da unidade e desenvolvido nas turmas de beleza, o “Chalice Rio na Comunidade: Beleza, Bem estar e Empregabilidade“,oferece capacitação empreendedora com objetivo de ampliação de negócio, fortalecimento da empregabilidade ao capacitar moradores a criarem seus próprios empreendimentos e estarem preparados para o mercado de trabalho, melhorarem suas habilidades profissionais e participarem ativamente do desenvolvimento econômico local, promovendo autonomia, diversidade de oportunidades e o fortalecimento da economia comunitária, além do projeto Recruta+, que facilita inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Da unidade Manguinhos, a apresentação do projeto “Transformando Vidas” promete ser mais um grande diferencial para a Rede. A proposta é do professor André Coelho, coordenador da escola.

“Eu sou oriundo do Complexo da Maré e, ao longo da minha vida tive a experiência de ver amigos de infância que, infelizmente, foram parar no sistema prisional. Precisamos apostar na ressocialização dessas pessoas oferecendo formação adequada e oportunidades para que elas possam, de fato, recomeçar e reescrever uma nova história”, diz o docente.

A proposta do projeto, que está em fase final de elaboração é a de reintegrar à sociedade, pessoas que estão deixando o sistema prisional oferecendo a elas oportunidades reais de qualificação, trabalho e dignidade, entendendo que esse processo de ressocialização torna-se mais fácil quando o egresso tem condições de profissionalizar-se por meio de cursos, estrutura educacional.

Referência na qualificação profissional por meio dos cursos que oferece, a Faetec também é celeiro de talentos como os de Alê Cardoso, empreendedora e ex-aluna do curso de produção de moda.

“Sou da turma de 2014 e, o curso foi um divisor de águas porque foi assim que montei a minha marca, a Misturadois. Empreendedorimo é resistência e eventos como o Expo Favela fazem com que a gente prospecte novas parcerias. Foi na Faetec que eu comecei a olhar para a sustentabilidade, usar o reaproveitamento de material e fazer uma moda mais sustentável, voltada para a conscientização ambiental. Trago comigo a essência e as referências ancestrais, a criatividade e todos os ensinamentos que o curso de Produção de Moda me deu”, diz a estilista.