Pular para o conteúdo

Publicações

Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá realiza 25ª edição da Feira Técnica

Exposição de veículos e equipamentos do Exército, e participação de projetos de escolas de ensino privado movimentaram o Campus Marechal Hermes proporcionando interação entre os alunos
Facebook
Email
WhatsApp

O incentivo à Ciência e Tecnologia, bem como o intercâmbio de conhecimento foram os destaques da XXV Feira Técnica, evento que acontece anualmente nas dependências da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Realizado no último sábado, 25 de outubro, o evento reuniu alunos da unidade, além de trazer para dentro da escola, instituições de ensino privado como o Colégio Triângulo (Bento Ribeiro), Colégio Primeiro de Maio (Maracanã) e a Escola Técnica do Rio de Janeiro (Santíssimo), que expuseram 48 projetos de estudantes de Ensino Médio. A Escola Técnica Estadual República, também pertencente à Rede, apresentou trabalhos que se destacaram durante a Feira de Ciências realizada no mês de setembro, promovendo um intercâmbio de saberes entre os adolescentes que se preparam para o mercado de trabalho.

“Este é o momento de aplicar os conhecimentos teóricos estudados nas salas de aula na prática, demonstrando as competências desenvolvidas ao longo de cada curso. Além disso, a Feira Técnica estimula a pesquisa científica e tecnológica, incentivando o desenvolvimento de protótipos e soluções inovadoras”, diz Marcos Thompson, diretor da unidade.

Aberta ao público, a Feira Técnica recebeu cerca de 800 visitantes entre pais, responsáveis e convidados dos expositores, premiando iniciativas de alunos dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Eletromecânica. Entre os convidados, o Exército Brasileiro, com uma participação especial de militares que se disponibilizaram a tirar dúvidas sobre todas as possibilidades de ingresso para os futuros técnicos e a exibição de seus veículos e artefatos utilizados em situações de guerra ou missões especiais.

“Esses eventos são importantes, tanto para os alunos quanto para que pais, responsáveis e toda a comunidade para que possam acompanhar de perto a evolução desses futuros profissionais. É uma oportunidade também para compartilhar conhecimento e abraçar ideias que podem transformar a sociedade”, diz Alexandre Valle, presidente da Faetec.

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fundação de Apoio à Escola Técnica conta com 135 unidades distribuídas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A instituição está com inscrições abertas para o concurso de ingresso em todos os níveis de ensino em 2026. Para mais informações www.faetec.rj.gov,br.