Durante a Semana de Ciência e Tecnologia, os alunos dos cursos de Agente de Informações Turísticas e Recepcionista da Faetec Itatiaia apresentaram a Agência Experimental de Turismo “Agulhas Negras Tour”, projeto que marca o trabalho de conclusão de curso das turmas. A iniciativa, que nasceu em sala de aula, tem como objetivo valorizar o potencial turístico da região, promovendo experiências que unem atendimento de qualidade, conhecimento local e empreendedorismo.
De acordo com o professor Voltaire Varão, orientador do projeto, a proposta da agência é fomentar o turismo dentro do município, priorizando os atrativos locais de Itatiaia e incentivando o envolvimento da comunidade.
“A criação da Agência Agulhas Negras Tour surgiu como um projeto prático do curso de Agente de Informações Turísticas e Recepcionista, que é o trabalho de conclusão dos alunos. O objetivo é que eles vivenciem, na prática, o que significa promover o turismo em um destino. A proposta é fortalecer o turismo em Itatiaia, sem depender exclusivamente de atrações já consolidadas e mostrar o potencial dos outros atrativos do município”, explicou Varão.
“A iniciativa dos alunos da Faetec Itatiaia mostra o quanto a educação profissional pode transformar realidades e abrir caminhos para o desenvolvimento local. Projetos como esses, demonstram que o conhecimento técnico, quando aliado ao empreendedorismo e à valorização da cultura regional, gera resultados concretos para toda a comunidade”, destacou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.