Um passeio sonoro pelos clássicos do cancioneiro italiano. Assim foi “Uma Tarde na Itália”, com a participação das turmas de canto e canto coral da Escola de Música Baden Powell. O evento foirealizado nesta quarta-feira (12/11) no Teatro Abdias do Nascimento, na Faetec Quintino, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A professora Willa Soanne afirmou que esta viagem musical pela Itália contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes. “O evento une a todos, sem diferença: alunos de canto fazem solo, os de coral se unem a eles nas músicas. É importante porque muitos nunca tiveram contato com canções mais antigas e ópera e puderam se apresentar com esse repertório em um palco. Pudemos também trabalhar a pronúncia das canções no idioma italiano. E a Itália é o berço do canto, da técnica vocal. Os fonoaudiólogos beberam dessa fonte, veio de lá o início dos estudos sobre a voz, tanto no canto popular quanto no lírico”, afirmou Willa.
Inspirada no formato das óperas, a programação foi dividida em atos. Na abertura, todos formaram um grande coro para cantar “Nella Fantasia” e “Bela Ciao”. Na sequência, o primeiro ato apresentou sucessos do rádio e da TV, como “Tormento D’Amore, “O Sole Mio”, “Dio Come Ti Amo”e “ Io Che Amo Solo A Te”.
No segundo ato, foi a vez de os cantores soltarem a voz em grandes árias de ópera, como “ Oh, Mio Babbino Caro (Gianni Scchichi/Puccini), Vissi D’Arte (Tosca/ Puccini), Lascia Ch’Io Pianga (Rinaldo /Handel),e Nessun Dorma (Turandot/Puccini). E no ‘grand finale’ formou-se novamente o coro para cantar “Funiculì, funiculà”.
Aluno do 9ª ano da ETE República. Miguel de Jesus, 14 anos, é apaixonado pelo canto lírico, iniciou seu estudo musical este ano e mostra talento e desenvoltura nas perfomances solo ou em dupla. “Fiz dueto em “Tormento D”Amore” e cantei sozinho uma ária da ópera “Rinaldo”, de Handel. Eu e a professora escolhemos juntos e treinei um pouco o italiano, que não é muito fácil Mas minha preocupação maior era com o canto mesmo”, contou Miguel.

“Todos estão de parabéns. É gratificante ver a evolução de nossos alunos nas mais diversas áreas de formação que oferecemos, seja nas artes, como Música e Teatro, seja em ciência e tecnologia, em que vemos nossos projetos inovadores expostos em seminários e congressos em níveis nacional e internacional”, afirmou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.