Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec inaugura unidade do projeto Intramuros em Campo Grande

Primeira unidade do Laboratório de Iniciação Científica na Zona Oeste vai funcionar no II Colégio da Polícia Militar
Facebook
Email
WhatsApp

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou, nesta sexta-feira (14/11) a primeira unidade do projeto Intramuros na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento do Laboratório de Iniciação Científica localizado no  II Colégio da Polícia Militar, em Campo Grande, aconteceu com honras militares e clima de emoção por disponibilizar para a unidade de ensino mais uma ferramenta para alavancar uma Educação com foco no conhecimento e prática científica.

Estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; o presidente da Faetec, Alexandre Valle; o vice-presidente administrativo da Faetec, Fabrício Repsold;  o diretor Geral de Ensino e Instrução, Coronel Dantas, representando o secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes e a Tenente-coronel Carla Martins, comandante da unidade de Campo Grande do II Colégio da Polícia Militar, entre outras autoridades.

“Tenho certeza que educar não é só uma forma de transformar a sociedade, é a única. E é excepcional estar aqui inaugurando um laboratório de iniciação científica para os nossos jovens para que possam vivenciar na prática o que viram na sala de aula e iniciar sua experiência dentro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fica aqui nosso compromisso para estar cada vez mais perto de vocês para oportunizar  equipamentos que farão a diferença para a formação de grandes profissionais”, declarou o secretário Anderson Moraes.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressaltou a importância do avanço do projeto Intramuros em todo o estado. “ Essa é a primeira unidade da Zona Oeste  e a 46ª unidade, o que possibilita uma imensa valorização do ensino científico e evidencia  uma política pública que incentiva e alimenta a curiosidade dos alunos para a prática do conhecimento adquirido. Essa  parceria com o governo do Estado segue firme, e segue adiante”, destacou o presidente.

Na ocasião, e sob, ao som da Banda da PM, diversos alunos foram premiados  em competições estudantis de nível nacional, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a 11ª Olimpíada Brasileira de Foguetes de 2025, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética de 2025. A capitã Elaine Dantas de Sena, diretora pedagógica do II CPMI recebeu o certificado de reconhecimento pelo incentivo da excelência  acadêmica dos alunos e professores da instituição.

“Essa inauguração é uma oportunidade de  potencializar o conhecimento dos nossos alunos, que são excelentes e podem muito mais. Somos gratos por essa parceria, pois investir em mais Ciência e Tecnologia é um excelente caminho”, afirmou a Tenente-coronel Carla Martins, comandante da unidade de Campo Grande do II Colégio da Polícia Militar.