A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou, nesta sexta-feira (14/11) a primeira unidade do projeto Intramuros na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento do Laboratório de Iniciação Científica localizado no II Colégio da Polícia Militar, em Campo Grande, aconteceu com honras militares e clima de emoção por disponibilizar para a unidade de ensino mais uma ferramenta para alavancar uma Educação com foco no conhecimento e prática científica.

Estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; o presidente da Faetec, Alexandre Valle; o vice-presidente administrativo da Faetec, Fabrício Repsold; o diretor Geral de Ensino e Instrução, Coronel Dantas, representando o secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes e a Tenente-coronel Carla Martins, comandante da unidade de Campo Grande do II Colégio da Polícia Militar, entre outras autoridades.

“Tenho certeza que educar não é só uma forma de transformar a sociedade, é a única. E é excepcional estar aqui inaugurando um laboratório de iniciação científica para os nossos jovens para que possam vivenciar na prática o que viram na sala de aula e iniciar sua experiência dentro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fica aqui nosso compromisso para estar cada vez mais perto de vocês para oportunizar equipamentos que farão a diferença para a formação de grandes profissionais”, declarou o secretário Anderson Moraes.
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressaltou a importância do avanço do projeto Intramuros em todo o estado. “ Essa é a primeira unidade da Zona Oeste e a 46ª unidade, o que possibilita uma imensa valorização do ensino científico e evidencia uma política pública que incentiva e alimenta a curiosidade dos alunos para a prática do conhecimento adquirido. Essa parceria com o governo do Estado segue firme, e segue adiante”, destacou o presidente.

Na ocasião, e sob, ao som da Banda da PM, diversos alunos foram premiados em competições estudantis de nível nacional, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a 11ª Olimpíada Brasileira de Foguetes de 2025, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética de 2025. A capitã Elaine Dantas de Sena, diretora pedagógica do II CPMI recebeu o certificado de reconhecimento pelo incentivo da excelência acadêmica dos alunos e professores da instituição.
“Essa inauguração é uma oportunidade de potencializar o conhecimento dos nossos alunos, que são excelentes e podem muito mais. Somos gratos por essa parceria, pois investir em mais Ciência e Tecnologia é um excelente caminho”, afirmou a Tenente-coronel Carla Martins, comandante da unidade de Campo Grande do II Colégio da Polícia Militar.