Pular para o conteúdo

Publicações

Projetos de alunos da FAETEC são destaque no III Congresso Internacional MEVITIH – Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo em Saúde

Evento aconteceu na Policlínica Universitária Piquet Carneiro, na UERJ, de 4 a 7 de novembro
Facebook
Email
WhatsApp

Projetos inovadores de alunos da Faetec, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foram destaque durante o III Congresso Internacional MEVITIH – Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo em Saúde, evento realizado no Centro de Estudos da Policlínica Universitária Piquet Carneiro, na UERJ, de 4 a 7 de novembro.

Além de workshops e mesas-redondas abordando questões, como inovações na área da medicina nuclear, diagnóstico, cuidado de doenças crônicas, autismo e manejo do envelhecimento, entre outras, as propostas que viabilizam soluções práticas com o uso da tecnologia e ferramentas como IA para atuação na área de saúde chamaram a atenção dos participantes.



Nesse foco,16 projetos de estudantes da Faetec foram apresentados no Congresso, entre eles a Maca Hospitalar Acionada por Comando de Voz (Escola Técnica Estadual Henrique Lage), o Dispositivo Digital para Monitoramento de Quedas de Idosos (Escola Técnica Estadual Henrique Lage), Aplicação da Inteligência Artificial em enfermagem para registro dos sinais vitais por voz (ETE de Saúde Herbert José de Souza), Jogos pedagógicos de Química Super Trunfo, Equivalência de Ligações Covalentes e Jogo da Memória das Ligações (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro), o Sistema Autônomo de Resgate (Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá), Estratégias lúdicas na educação em  saúde: o caso das ISTs (Escola Técnica Estadual Santa Cruz).



A presidente do Congresso, Danúbia Sá-Caputo, celebrou a parceria com a Faetec. “O MEVITIH é um congresso internacional com o foco em divulgar inovações tecnológicas em saúde do Brasil e do mundo, com a participação de pesquisadores de diversos estados do país e de outros países. Temos colaborado uns com outros em termos de pesquisa e troca de informações, e todos estão maravilhados com os trabalhos dos alunos da Faetec, que este ano participa brilhantemente do evento, com o apoio do secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes. É incrível constatar tamanha qualidade científica e técnica e ver que o conhecimento pode extrapolar os muros da escola”, afirmou Danúbia.



“É um orgulho a gente poder divulgar aquilo que já fazemos naturalmente dentro das nossas unidades. A pesquisa, os trabalhos desenvolvidos, a excelência na atuação dos nossos professores…. E mostrar em outros espaços, estar aqui em um congresso que é internacional, vai além daquilo que estávamos imaginando: da visibilidade e amplia para o mundo aquilo que nossos alunos produzem de forma tão brilhante. Hoje estamos em um evento voltado para a Saúde, mas sabemos que nossos estudantes desenvolvem produtos e soluções tecnológicas o tempo inteiro e em diversas áreas”, afirmou Renata Assunção, Diretora da Educação Superior (Desup) da Faetec.



O presidente da Faetec, Alexandre Valle ressalta a importância de dar visibilidade a alunos e professores de uma rede de ensino público, cujo desempenho tem se mostrado altamente qualificado. “Essa produção de excelência tem rendido destaque em eventos de alcance nacional e internacional e que são referência em termos de inovação e tecnologia, como os recentes Rio Innovattion Week, a Semana Nacional de Educação e agora, o congresso MEVITIH, nesta bela parceria com a UERJ”, afirma Valle.