A Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ganhou destaque na edição 2025 da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os alunos, orientados pelo professor Altair Martins conquistou três prêmios na competição: o 1º lugar na categoria Engenharia Eletrônica, o Prêmio Rockefeller Language Center, que garantiu bolsas integrais de inglês, e a credencial para representar o Brasil na Mostra Nacional de Ciência de Portugal, que acontecerá em maio de 2026, na cidade do Porto.
“O primeiro lugar na Mostratec é muito importante porque estamos competindo com escolas públicas e particulares do Brasil e de outros países. Esse reconhecimento coloca a Henrique Lage como uma escola que realiza projetos de excelência¨, destacou o professor Altair Martins.

O grande vencedor foi uma maca hospitalar controlada por comando de voz, desenvolvida pelos alunos João Marcelo Moura e Cauã Da Cal Azevedo, com o objetivo de facilitar o cuidado de pacientes com mobilidade reduzida. O equipamento obedece a comandos simples, como “subir a cabeça” ou “erguer os pés” e busca tornar o uso mais acessível para profissionais da saúde, cuidadores e pacientes.
“Esse projeto foi desenvolvido em um cenário real. Consideramos que todos os equipamentos médicos deveriam ser acessíveis para qualquer pessoa, independentemente de sua condição física. Mas a realidade é bem diferente. Muitos dispositivos ainda não consideram as necessidades específicas de pessoas com necessidades especiais. Por isso, a nossa ideia foi desenvolver um dispositivo para dar um pouco mais de autonomia ao paciente durante um tratamento ou uma reabilitação”, explica o aluno João Marcelo.

A Mostratec/2025 reuniu 14 países e centenas de jovens pesquisadores e consolidou a Faetec como uma referência em formação técnica, inovação e pesquisa aplicada. Agora, os estudantes se preparam para uma nova etapa: representar o Brasil na Mostra Nacional de Ciência na cidade do Porto, Portugal, levando a criatividade e o talento fluminense para o cenário internacional.
Para o presidente da Faetec, Alexandre Valle, o resultado é motivo de orgulho e reforça o papel transformador da educação técnica no estado: “Esse prêmio mostra o quanto a rede Faetec é capaz de formar jovens talentosos, criativos e comprometidos em usar o conhecimento para melhorar a vida das pessoas. Ver nossos alunos conquistando o primeiro lugar numa mostra internacional e levando o nome do Brasil para Portugal é a prova de que investir na educação pública dá resultado”, afirmou o presidente.