Pular para o conteúdo

Publicações

Alunos e professores da Faetec participam Congresso Internacional MEVITIH – Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo em Saúde

Projetos e estudos científicos ganharão destaque em revista, que será lançada pela Faetec
Facebook
Email
WhatsApp
Foto: Divulgação

Evento realizado no auditório da presidência na Faetec Quintino, vinculada à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), encerrou com chave de ouro a participação dos alunos da Faetec no III Congresso Internacional MEVITIH – Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo em Saúde, realizado na Policlínica Universitária Piquet Carneiro, na UERJ, em novembro. Na ocasião, o vice-presidente Educacional, Alexandre Gurgel, anunciou que os feitos acadêmicos da Rede em breve ganharão destaque na revista científica que a instituição planeja lançar.

A entrega de certificados a professores, coordenadores e alunos que apresentaram 19 projetos durante o congresso teve a participação de representantes do Iserj (Instituto Superior de Educação do Rio de janeiro), das Escolas Técnicas Henrique Lage, Ferreira Vianna, Visconde de Mauá, Santa Cruz e Escola Técnica de Saúde Herbert José de Souza.

Alexandre Gurgel destacou que os resultados evidenciados em tantos trabalhos inovadores só sublinham a qualidade do ensino e o comprometimento de toda comunidade escolar. “O time Faetec atua junto e é impulsionado por uma política pública séria e motivadora, do Governo do Estado. Estamos trabalhando para ser protagonistas no quesito iniciação científica”, falou Gurgel.

A presidente do Congresso MEVITIH, Danúbia Sá-Caputo, celebrou a parceria com a Faetec. “A Rede teve participação valiosíssima! A apresentação de tantos trabalhos relevantes atraiu demais a atenção dos congressistas, inclusive internacionais, que queriam mais tempo para interagir com os alunos e conhecer os detalhes de cada projeto. Para 2026 queremos ampliar e integrar ainda mais essas apresentações à programação geral do evento”, antecipa Danúbia.

Estavam entre os projetos apresentados, todos relacionados à área de Saúde: Maca Hospitalar Acionada por Comando de Voz (ETE Henrique Lage), o Dispositivo Digital para Monitoramento de Quedas de Idosos (ETE Henrique Lage), Aplicação da Inteligência Artificial em Enfermagem para registro dos sinais vitais por voz (ETE de Saúde Herbert José de Souza), Museu Virtual das Cientistas Pretas (Iserj), o Sistema Autônomo de Resgate (ETEl Visconde de Mauá), Estratégias lúdicas na educação em saúde: o caso das ISTs (ETEl Santa Cruz).

“Ver resultados como o que temos alcançado, tantos projetos inovadores da Faetec em eventos pelo país e com alcance até no exterior é o que nos faz continuar nessa luta pela Educação; é um propósito. Ver os olhos dos alunos brilhando, os professores motivados alimenta a alma. Vocês ainda vão voar muito! O que queremos e construímos é um futuro melhor”, afirmou a diretora Márcia Farinazo, da Diretoria de Desenvolvimento da Educação (DDE) da Faetec.

“É gratificante ver o quanto de potencial de desenvolvimento e inovação os estudantes que têm por base uma Educação pública qualificada e afinada com as demandas da população e do mercado de trabalho, podem alcançar. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Alexandre Valle.