Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec 2026: primeiro dia de provas tem baixo índice de faltas

Facebook
Email
WhatsApp

Nem mesmo o sol forte afastou os candidatos do sonho em alcançar uma das mais de 7 mil vagas oferecidas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica para o Ensino Médio Integrado em 2026. Com apenas 16% de faltas, o primeiro dia de provas transcorreu de forma tranquila em todos os 41 locais destinados à realização das provas. Em Saquarema, a Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz recebeu 382 candidatos de diferentes municípios da Região dos Lagos.

“A Faetec chega a este concurso muito orgulhosa de todo o resultado deste ano. Falando especificamente da unidade de Bacaxá, nos tornamos uma referência para a região, e isso se comprova também pelo resultado que alcançamos no ENEM, aprovando a maioria dos nossos alunos para as principais universidades, e este sonho começa justamente no concurso para ingresso no Ensino Médio. Tivemos um índice baixíssimo de faltas e isso já nos motiva para que 2026 seja o início de três anos de muito êxito para estes alunos que irão chegar”, diz Priscila Ferraz, supervisora educacional da escola localizada em Bacaxá.

Ex-aluno da escola, João Gabriel Muniz, de 19 anos, cursou Edificações na Faetec Saquarema e foi um dos fiscais da prova deste domingo (30/11). Segundo ele, agora universitário do curso de Engenharia Civil, os três anos em que estudou na Rede, foram cruciais para que agora, já trilhando o Ensino Superior, possa se destacar na carreira que escolheu seguir.

“Cheguei aqui e um filme passou pela minha cabeça. Sei exatamente como cada candidato se sente e acredito que, principalmente para nós da região, a Faetec seja um divisor de águas. Hoje estou na faculdade com uma base que essa escola me deu”, diz o estudante.

Com três horas e meia para realizar a prova, muitos candidatos encontraram mais dificuldades com as questões de matemática. Disputando uma das vagas para o Ensino Médio – Técnico em Meio-Ambiente, Alice Marques, de 14 anos, saiu de Araruama para realizar a prova. Incentivada pela mãe, Isabele Cardoso, a estudante acredita que teve bom desempenho no processo seletivo.

“Estudei bastante nos últimos dois meses e quero muito passar. As questões de Língua Portuguesa foram muito mais interpretativas, mas acho que vou conseguir a vaga”, relatou.

No próximo domingo, alunos postulantes às vagas do Ensino Fundamental realizarão as provas de avaliação a partir das 14h. Todas as informações encontram-se no site oficial da organização do concurso https://portal.coseac.uff.br/project/faetec2026-1/

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec conta com 135 unidades distribuídas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Presidida por Alexandre Valle, a Fundação está ofertando mais de 7 mil vagas no processo seletivo deste ano.

“Estamos trabalhando muito para que este número aumente a cada ano e, principalmente, que o estudante que ingresse na Faetec, tenha condições de ter, mais do que um ensino de qualidade, um mercado de trabalho pronto para recebê-lo ao fim do curso. Isso acontece quando temos um ensino de referência alinhado com as necessidades que o mundo corporativo exige”, diz Valle.