Conhecimento compartilhado é saber ampliado. Este poderia ser o mote do projeto Aluno Multiplicador, da Faetec Quintino, vinculada à secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), que completou 6 anos e encerrou 2025 com uma celebração regada a música e homenagens na ETE República. A confraternização reuniu, nesta sexta-feira (05/12), alunos, formandos multiplicadores e a equipe pedagógica da unidade.
Para o coordenador Jessé Felix da Silva, que desenvolveu o projeto, onde alunos com bom aproveitamento dividem seus conhecimentos com aqueles que precisam de suporte em algumas disciplinas, a Educação é também um caminho de cidadania. “Estudei em escola pública e sempre acreditei em seu potencial, não só nas questões educacionais, mas também para a formação do cidadão, que considero a nossa principal missão. O programa atinge em média 30% dos alunos com excelentes resultados, tanto que conquistou o Prêmio Paulo Freire”, explica.
“A gente chega aqui com medo. Pensamos: será que vai dar certo? Vou conseguir? Mas são três anos de muito aprendizado, inclusive para amar o próximo e compartilhar o que absorvemos. A Faetec mudou minha vida. A gente amadurece, chega uma menina e sai uma mulher”, declarou emocionada a formanda e multiplicadora, Janine Aquino.

A atividade seguiu com a exibição de vídeos com depoimentos de familiares, colegas e profissionais da ETE República e se encerrou com a entrega de certificados de menção honrosa.
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressalta a importância de programas que proporcionem a expansão do conhecimento. “É gratificante ver que, além do compromisso com o próprio aprendizado, nossos alunos exercitam a empatia e se disponibilizam a compartilhar com os colegas de classe. E isso é também uma capacitação que fará a diferença para todos e para além dos muros da instituição”, finaliza Valle.