Muito além de mapas, a Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, a natureza e a forma como os indivíduos vivem e se relacionam com o mundo.
O professor de geografia desempenha um papel fundamental em sala de aula, pois é o responsável por ensinar como os espaços são formados e transformados, mostrar que os acontecimentos locais e globais estão interligados e despertar nos alunos a compreensão de que eles também fazem parte dessa construção.
Comemorado no dia 26 de junho, data em que a profissão foi regulamentada em 1979, o Dia do Professor de Geografia é uma forma de reconhecimento à profissão que forma cidadãos críticos e conscientes.
É fundamental não confundir a atuação dos professores de Geografia com a de geógrafos. O primeiro tem o título de licenciado e pode dar aulas para turmas de ensino fundamental e ensino médio, já o geógrafo é o profissional que tem bacharelado em Geografia e pode assumir cargos técnicos desde que esteja associado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado.
A diferença entre as duas habilitações é o foco do curso. O bacharelado tem o objetivo de formar profissionais para a indústria, enquanto a licenciatura forma profissionais para a área de educação. Para trabalhar com geografia, é preciso gostar de estudar e compreender a relação do meio ambiente com o ser humano. Por isso, a curiosidade e um grande senso de observação são detalhes que fazem a diferença na profissão.
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, enfatiza a importância desses profissionais no ambiente escolar:
“Os professores de Geografia da rede Faetec desempenham um papel essencial na sala de aula, sendo agentes fundamentais na formação dos estudantes e no desenvolvimento do conhecimento geográfico.”