Um grupo de 16 alunos da Escola de Música Baden Powell, da Faetec Quintino, teve uma experiência inédita: assistir a uma ópera ao vivo. Na última terça-feira (16/9), eles acompanharam o espetáculo “O Grito de Mueda”, primeira ópera nacional moçambicana, apresentado na Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio.
“Foi uma vivência intensa, alguns chegaram a se emocionar bastante. A ópera une diferentes linguagens artísticas, música, teatro, dança, cenografia, figurinos, literatura e pintura e queríamos que os alunos percebessem isso”, destacou o coordenador da Escola de Música Baden Powell, Tarciso Balthazar.
A atividade também teve como objetivo apresentar aos estudantes a UFRJ, primeira escola de música do Brasil, fundada em 1841 e inaugurada em 1848 como Conservatório de Música do Rio de Janeiro, onde passaram nomes importantes da música nacional, como Carlos Gomes.
Outro ponto especial foi ver ex-alunos da Baden Powell brilhando no palco. Kaylane Xaviel, primeiro violino da Camerata de Cordas da UFRJ, e a soprano Gisele Abrantes, que iniciou seus estudos na escola, participaram da apresentação.
“As atividades fora da sala de aula ampliam o aprendizado e servem como incentivo para os estudantes explorarem ao máximo o que sabem fazer”, afirmou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.
Os alunos foram acompanhados pelo coordenador Tarciso, pela professora de violão Adriana Ferreira e pelo professor de violoncelo Hudson Lima.