Pular para o conteúdo

Publicações

Alunos da Faetec Adolpho Bloch homenageiam os 35 anos do Baile Charme de Madureira

Facebook
Email
WhatsApp
Aulão de dança movimentou unidade Quintino nesta quinta, 11/12. Programação vai até sábado com ações no Viaduto símbolo do movimento Charme 

Mais do que um ritmo, o Charme é um movimento cultural de resistência preta que, há 35 anos tem no Viaduto de Madureira, um de seus mais fortes redutos, reunindo, semanalmente, milhares de pessoas que usam a dança como forma de expressão.  E foi essa manifestação que impulsionou os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Produção Cultural da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, a mergulharem no universo do Charme para preparar o projeto de fim de curso. 

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio em 2019, o Baile Charme do Viaduto Negrão de Lima ganhará uma edição especial neste sábado, 13 de dezembro, quando abrirá suas portas às 18h,  para que jovens entre 17 e 18 anos, possam ter a experiência imersiva de uma incursão ao movimento. Na manhã desta quinta-feira, um aulão de dança tomou conta das dependências do Centro de Educação Física, para que o ritmo fosse o protagonista. 

Orientados pelo coreógrafo Eduardo Gonçalves, alunos inscritos no Projeto +Esporte&Saúde, juntaram-se aos estudantes da Faetec, para aprender os “passinhos” que fazem do Viaduto um verdadeiro pólo cultural todos os sábados. 

“A maioria desses jovens não vivenciou esses 35 anos. Então,  é um processo de pesquisa e de descoberta do que é a cultura charme, a dança charme. Eu espero que isso tenha transformado a vida deles, pra eu poder vir aqui e trazer um pouquinho do que eu conheço. E tenho certeza que eles também se influenciaram por essa ideia do charme pra que eu pudesse complementar. Acredito que tenha sido uma junção de aprendizagem e de conhecimento”, disse Eduardo.

A aula na Faetec de Quintino, foi somente uma das ações que vêm acontecendo desde o início da semana. Durante 02 horas, muito soul music, o que prevaleceu foi a alegria em poder voltar à década de 90, quando o Charme foi potencializado em Madureira. Para consolidar o projeto batizado de  “Puro Charme”, os formandos prepararam também uma exposição com a história do Movimento, além da exibição do filme “Trem do Soul”, de Clementino Junior, e oficinas de grafite, DJ e Mixagem. 

“Estamos desde o primeiro ano montando esse projeto, algo que sempre quisemos fazer. Quando chegamos ao 3º ano, soubemos  que o Baile do Viaduto ia fazer 35 anos, tivemos a certeza de que este seria o nosso trabalho de fim de curso. Fizemos muita pesquisa, entramos em contato com muita gente pra poder descobrir e aprender o que aconteceu durante todos esses anos para chegar aos resultados que tivemos. Estamos muito felizes, porque é  gratificante ter esses ícones, com a  gente apoiando o que estamos fazendo, nos recebendo de braços abertos”, diz Mariana Moreira de Almeida, uma das integrantes do grupo de formandos, que teve a coordenação da professora Kelly Santos, cuja experiência de 15 anos lecionando na Rede, foi primordial para o sucesso do trabalho.

“O projeto Puro Charme está sendo mais do que um trabalho de final de curso, porque, apesar desses jovens terem a orientação de todos os professores das disciplinas, eles resolveram todas as questões, das mais simples às mais burocráticas, com muita responsabilidade e profissionalismo. Isto comprova que eles estão mais do que prontos para o mercado de trabalho. A gente passa três anos com eles, desenvolvendo as potencialidades de cada um e preparando o grupo para este momento, para que eles possam lidar com todo tipo de dificuldade e eles conseguiram”, comentou a professora.

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fundação de Apoio à Escola Técnica conta com 135 unidades distribuídas em todo o Estado. O presidente Alexandre Valle enalteceu o projeto ressaltando a seriedade com que os alunos trataram o evento desde a sua concepção. 

“Quando recebemos a proposta do evento, vimos que eles estavam totalmente preparados para realizá-lo com excelência e o resultado estamos vendo ao longo da semana. Isso nos orgulha muito porque sabemos que todos estão prontos para uma carreira de sucesso no segmento que venham a escolher”, comentou Valle.