Alunos da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (ETEJLN), unidade da Faetec vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foram destaque na 2ª edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira 2025. A competição, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional, teve mais de 1,5 milhão de inscritos em todo o Brasil, que responderam questões sobre planejamento financeiro, poupança e crédito. Na unidade, 180 estudantes participaram da disputa e 23 deles conquistaram medalhas, sendo 4 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze.
A Olimpíada do Tesouro Direto é on-line, onde os estudantes passam por diversos testes sobre conceitos fundamentais de Educação Financeira. No processo, eles simulam tomadas de decisão, além de demonstrarem o que aprenderam em sala de aula sobre investimentos e organização do orçamento pessoal.
Para o presidente da Faetec, Alexandre Valle, participar da olimpíada amplia o aprendizado para além da sala de aula. “A olimpíada incentiva os jovens a desenvolverem autonomia e responsabilidade sobre sua vida financeira. Esse resultado mostra o quanto nossos alunos são capazes quando recebem apoio, incentivo e educação de qualidade”, afirmou.
O professor Ivail Muniz, ex-aluno e professor responsável pela divulgação, mobilização e aplicação da prova, comemorou o resultado e destacou o esforço da turma. “Eles se dedicaram muito, estudaram nos intervalos, após as aulas e realizaram diversos simulados. É gratificante ver que todo esse empenho se transformou em medalhas e, principalmente, em conhecimento que levarão para a vida”, declarou.