Juan Felipe Silva sempre viveu com a cabeça nas nuvens, sonhando em ser um militar da Força Aérea Brasileira. Pois agora, aos 18 anos, está mais perto de realizar o sonho de menino. Formado em 2025 no curso Técnico de Informática na Faetec Paiol, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, ele iniciou no último dia 11 de janeiro o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica (EAGS), em Guaratinguetá (SP).
“Estamos muito orgulhosos. O Juan é um menino muito focado, estudioso. Ele chegou à Faetec inspirado em um amigo, que concluiu o curso Técnico de Informática e o aconselhou a fazer também, pois a área de TI abre muitas oportunidades atualmente. O conteúdo que aprendeu na instituição foi fundamental para a aprovação dele”, conta a mãe do aluno, Mariana Silva, acrescentando que ele foi informado sobre o concurso para o EAGS por um professor da rede.

Morador de São João de Meriti, o estudante segue na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), na chamada quarentena – período em que não pode ir em casa – até dia 13/02 e depois dará continuidade ao estágio até novembro de 2026.
“A formação qualificada e gratuita oferecida pela Faetec vem transformado vidas. Promove mobilidade social, atuando para que jovens e adultos, especialmente de baixa renda, adquiram competências, profissionalismo, ética e muita capacidade de chegarem onde quiserem”, ressalta Márcia Cristina Ferreira, gestora da unidade.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Morais, parabenizou Juan Carlos. “É uma conquista admirável, que soma o talento e a determinação individual a uma base de ensino forte, que permite que o estudante se capacite para ingressar nas mais renomadas instituições do país”, afirma Anderson.
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, destaca a importância de identificar o potencial do aluno e direcioná-lo para oportunidades profissionais e acadêmicas: “O conhecimento adquirido em sala de aula resulta em projetos práticos e afinados com as necessidades do mercado, como temos mostrado em diversos congressos de Educação e Inovação Tecnológica pelo país”, afirma o presidente.