Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec Nova Iguaçu recebe visita do governador Cláudio Castro

Espaço está sendo totalmente reformado para unificação do CVT  e Escola de Artes Paulo Falcão. Expectativa é de atender mais de 4 mil alunos nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada
Facebook
Email
WhatsApp

O ano de 2026 iniciou com metas ousadas para a Fundação de Apoio à Escola Técnica.. Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Rede Faetec vem modernizando seus espaços e implementando novos cursos em todas as unidades, o que impacta diretamente em mais oportunidades de ensino e capacitação para o mercado de trabalho. 

Recebidos por Alexandre Valle, presidente da Faetec, o governador Cláudio Castro e Anderson Moraes, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação visitaram a unidade que  está passando por melhorias, adequações necessárias e modernização. Acompanhado do prefeito e da vice-prefeita do município, Castro verificou de perto o andamento das obras, que têm como objetivo modernizar os espaços pedagógicos, melhorar a infraestrutura e garantir mais conforto, acessibilidade e segurança para alunos, professores e servidores da unidade. 

“ É muito emocionante chegar a Nova Iguaçu e saber que vamos deixar mais um legado deste governo para o cidadão. Um prédio moderno, estruturado e que vai atender os alunos com a qualidade que a Faetec tem na formação profissional de seus alunos e com os recursos que estão sendo oferecidos para que eles possam sair daqui profissionais prontos para o mercado de trabalho. Mais uma vez, a nossa fábrica de sonhos supera as metas que eu coloquei graças ao trabalho do Secretário Anderson Moraes e à gestão do Alexandre Valle”, comentou o governador. 

No local, dez salas equipadas com material de ponta para os cursos de formação inicial e continuada  em áreas como padeiro, confeiteiro, iluminador cênico, organizador de eventos, cuidador de idosos, assistente administrativo, entre outros. Na formação técnica, a unidade é referência com os cursos de Estética e Química. 

“Ter uma unidade organizada e funcional traz mais resultado para a população. Atendemos cerca de dois mil alunos e nossa expectativa é dobrar esse número”, diz Márcia Cardoso, gestora da unidade. 

Segunda unidade da Faetec mais procurada no Estado do Rio de Janeiro, o polo Integrado Paulo Falcão tem inauguração prevista para o mês de fevereiro. 

“Receber o governador é algo  extremamente significativo para que possamos dar continuidade ao planejamento que temos para a Faetec este ano. Não estamos falando somente da reforma física do espaço, mas de  um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à valorização da Rede, ampliando o acesso à educação de qualidade e contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e econômico de Nova Iguaçu e de toda a Baixada Fluminense”, disse Anderson Moraes. O Secretário destacou também a implementação de um pólo Cederj e do Café do Povo,  programa do Governo, que é voltado para a distribuição da primeira refeição do dia para quem está a caminho da escola ou do trabalho.

Para Alexandre Valle, a unificação das duas unidades reflete imediatamente na oferta de vagas que atenderão diretamente o município.

“A iniciativa representa um importante investimento na educação técnica e profissional da Baixada Fluminense, resultando, além de  um espaço melhor, mais oportunidades de vagas para a escola que acolherá os alunos do CVT Nova Iguaçu e da escola de artes Paulo Falcão’, comentou.