Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec prestigia primeira edição do Prêmio Faperj 2025

Facebook
Email
WhatsApp

A primeira edição do Prêmio Faperj, que aconteceu nesta quinta-feira (11/12), reuniu pesquisadores, alunos, gestores e autoridades na Sala Cecília Meireles, na Lapa. A cerimônia dedicada à ciência, tecnologia e inovação, teve participação marcante da Banda da Escola de Música de Marechal Hermes e evidenciou o reconhecimento de talentos em categorias como Amigos Faperj, Jovem Pesquisador, Jovens Talentos e Talentos Faetec, além de homenagens a parceiros da instituição.

Já no início do evento a emoção tomou conta da Sala. Alunos da Faetec, Paula Salles, no violino, e Vinicius Malenas, ao piano, deram um show de musicalidade. A premiação começou com a categoria Jovens Talentos, onde o estudante Pedro Henrique dos Santos, da Faetec, recebeu o destaque do ano junto com Andrea Meireles, do instituto Benjamin Constant, e Daniel de Assis, do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí. Já na categoria Talentos Faetec, o primeiro lugar ficou com Gustavo Corrêa, aluno de Mecânica da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá; o segundo lugar foi conquistado por Yan Rocha, estudante de Informática do Iserj; e o terceiro lugar foi para Mariana Esteves, também do curso de Informática da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek.

“A ciência e Inovação do Rio de Janeiro vive hoje um momento de reconhecimento aos nossos jovens e garante que o trabalho que fazemos aqui continue avançando”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.

A premiação também homenageou os amigos da Faperj pelo apoio e a formação de novos pesquisadores. O presidente da Faetec, Alexandre Valle, recebeu o certificado nesta categoria: “Este prêmio representa o esforço diário dos nossos alunos, professores e servidores. A Faetec está presente porque acredita no potencial transformador da educação pública”, destacou o presidente.

A Banda Sinfônica e o coral de Marechal Hermes presentearam o público com canções que falavam de emoção e reconhecimento. A estreia do prêmio reforça a importância de valorizar quem pesquisa, cria e transforma realidades, além de evidenciar o papel das instituições na formação de jovens.

Estiveram presentes na 1ª edição da Prêmio Faperj personalidades como a escritora Conceição Evaristo, o professor Roberto Medronho, além do vice-presidente administrativo da Faetec, Fabrício Repsold, do presidente da Cecierj, Ricardo Piquet, e demais autoridades.