Pular para o conteúdo

Publicações

Faetec Quintino encerra o ano formando mais de 300 alunos

Facebook
Email
WhatsApp

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Quintino, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou, na última quarta-feira (17/12), a cerimônia de formatura de mais de 300 alunos. Estudantes dos cursos de Hotelaria, Música, Idiomas, Beleza, Teatro, Artes Marciais, Artesanato, Gestão de Negócios, Eixo Industrial e de Informática celebraram a conclusão de suas formações em um evento marcado por momentos de alegria e emoção.

A solenidade contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; do presidente da Faetec, Alexandre Valle; do vice-presidente administrativo da Fundação, Fabrício Repsold; do vice-presidente educacional, Alexandre Gurgel; do chefe de gabinete, Wagner Coelho; do gestor do CVT Quintino, Alexandre Vieira, do cogestor, Fernando Marques, entre outras autoridades.


Antes da entrega simbólica de certificados e canudos aos representantes das turmas, o secretário Anderson Moraes enalteceu o trabalho desenvolvido pela Faetec e deu uma palavra de incentivo aos novos profissionais. “Quando se fala em ensino público profissionalizante, só nos vem um nome à cabeça: Faetec. E queremos fazer a instituição dobrar de tamanho. Educação não é despesa é investimento. Temos quase 90 unidades sendo reformadas. Esse ano foi bom e tenho certeza que 2026 será ainda melhor”, afirmou o secretário


O presidente da Faetec, Alexandre Valle, agradeceu a dedicação dos professores, coordenadores, pais e familiares e alunos. “Parabéns a todos. Nossa instituição dispõe de 136 unidades e, se Deus quiser, sob a coordenação do nosso secretário, vamos inaugurar mais 16 unidades ano que vem. Nosso governador nunca contingenciou um real da Educação. A Faetec é a fábrica de sonhos, mas queremos mais: vamos criar uma plataforma digital para ligar os profissionais que formamos ao mercado de trabalho, que será lançada em 2026 e já nasce com mais de 600 mil cadastros de alunos formados ao longo dos anos”, declarou Valle


Neste Banco de Talentos e Oportunidades, os alunos que passaram pela instituição terão login e senha para atualizar seus currículos. Empresários de todo o Estado terão acesso ao sistema, com perfis próprios para selecionar e contratar os formados. A iniciativa já conta com cerca de 800 empresários cadastrados e oferecerá tanto vagas de emprego para os profissionais que se formaram na Faetec, quanto currículos disponíveis para recrutamento.


Aos 72 anos, Aparecida Jurema da Silva é uma dessas novas profissionais em ação no mercado. Ela acaba de se formar em Corte e Costura e já fez diversos cursos na Faetec, com o apoio total do filho. “Sempre costurei pra mim, mas aqui fui aperfeiçoando. Faço cursos em Quintino há dois anos…. São muitas as novidades no mercado e sempre é tempo de aprender. É ótimo para ocupar a mente”, conta.


Já Ronald Nascimento, 37 anos, concluiu o curso de Impressão Digital e é o grande orgulho da mãe, Terezinha Rocilda dos Santos, de 65 anos, também comemorando a conclusão do curso de Maquiagem. “Já fiz o de Trancista, e Designer de Sobrancelha, é uma terapia pra mim, que tenho dois filhos autistas. Ronald é autista Asperger, mas tem faculdade de Administração de Empresas e fez vários cursos aqui na instituição. E eu quero usar o que aprendi profissionalmente. Estamos muito felizes!”, conclui ela.


A fábrica de sonhos não pára.