Pular para o conteúdo

Publicações

Professor da Faetec é premiado em concurso literário na UNIRIO

Facebook
Email
WhatsApp

O conto “A Sorte de Cada Um”, de autoria de Artur de Morais Silva, professor de Ensino Superior da Faetec, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e responsável pelo Centro de Memória da Escola Estadual de Ensino Fundamental República (CMFR/EEEFR), foi premiado no Concurso Literário do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A cerimônia de certificação foi realizada em 3 de dezembro, na Biblioteca Central da instituição, na Praia Vermelha.

O conto aborda uma situação do cotidiano carioca em que diversas pessoas ficam presas em um elevador, o que proporciona troca de experiências e pensamentos, até que cada um possa retomar sua jornada, já enxergando a luz do sol, e segundo a sorte de cada um. “O texto é de comédia e se desdobra nessa reflexão, ao final, de retomada de vida, liberdade, esperança…. Enfim, carrega uma mensagem de otimismo”, explica  o professor Artur.

Certificado como um dos dez melhores na categoria Conto Adulto, entre 286 trabalhos inscritos no concurso, o texto fará parte de um livro que será publicado pela UNIRIO,com os premiados nas formas conto, prosa e poesia. A obra será registrada com ISBN (International Standard Book Number) e terá formato digital, com download gratuito, para ampliar as possibilidades de acesso à publicação.

“Durante o evento, destaquei a valorização que a Faetec faz no que diz respeito à produção acadêmica de seu corpo docente. Tanto que produzimos  Revista Democratizar (FAETERJ-Petrópolis), de excelente padrão”, ressalta o professor.

Ex-aluno do curso de Pedagogia da UNIRIO, Artur de Morais realizou, na ocasião, a doação de livros de sua autoria para o acervo da biblioteca central da universidade. O professor  assina “Anísio Teixeira e Florestan Fernandes: dialogando sobre a universidade brasileira”, “Planejamento, Administração e Políticas Públicas: educando para uma sociabilidade”, além de participar da obra coletiva “História e Memória da Educação Profissional no Rio de Janeiro – II: instituições educativas, acervos escolares e experiências”, em que aborda sua atuação como criador do Programa de Especialização em Gestão Educacional Integrada (FAETEC/ISERJ).

“Reconhecimento merecido. É uma honra ter no corpo docente da nossa Rede profissionais de qualificação excepcional e que compartilham toda essa bagagem de conhecimento na formação dos alunos”, afirma o presidente da Faetec, Alexandre Valle.