O auditório da Faetec Quintino ficou lotado na tarde desta quinta-feira (06/11) para uma conversa inspiradora sobre prevenção às drogas. A atividade, que reuniu mais de 120 pessoas entre alunos do projeto +Esporte & Saúde e estudantes do ensino fundamental, abordou os riscos e a importância da informação sobre os malefícios das drogas. A palestra “Prevenção e Tratamento da Dependência Química através dos Esportes e das Artes Marciais” foi conduzida pelo faixa preta do Jiu-Jitsu, Rafael Carino e pelo terapeuta, Mauro da Silva. Eles mostraram como o esporte pode ser um aliado na recuperação e na prevenção do uso de drogas, fortalecendo a mente e o corpo.

Durante a roda de conversa, os jovens tiveram espaço para fazer perguntas e refletir sobre os desafios da adolescência, as influências externas e as decisões que moldam o futuro. O clima foi de escuta e troca, um momento em que experiências pessoais se transformaram em aprendizado coletivo.

Ao final do encontro, os palestrantes foram reconhecidos com certificados pelo aprendizado que compartilharam com os jovens. Rafael Carino reforçou que o esporte é um caminho de transformação e equilíbrio. “A vida é feita de oportunidades e escolhas. Eu já fiz as piores, mas hoje escolho as melhores. E é isso que quero passar pra vocês: sempre dá pra mudar a direção”, afirmou. Já Mauro da Silva, que há 35 anos atua na área de dependência química, se emocionou ao compartilhar com a turma a sua história. “Fico maravilhado em ver tantos jovens reunidos buscando informação. Eu não tive essa oportunidade na minha época. Por isso, faço questão de trazer essa mensagem para que vocês não precisem passar pelo mesmo caminho”, destacou.