Terminar o ano de 2025 com medalha de ouro foi um sonho realizado pelos alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica. Vinculada `Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec, que já bate um bolão na Formação de Ensino Médio-Técnico e Qualificação Profissional, agora se consagraram no esporte com professores e alunos representando, não somente a Instituição, mas o Estado do Rio de Janeiro em competições nacionais internacionais erguendo taça internacional.
Sonho da maioria de crianças e jovens, o futebol trouxe mais uma conquista para a Faetec. Entre os dias 08 e 12 de dezembro, uma verdadeira seleção de craques, participou da BA CUP, um dos torneios amadores mais importantes da América Latina. Com os pés fora do país pela primeira vez, 20 alunos de diferentes unidades da Rede conquistaram o primeiro lugar da Divisão Prata na Competição, competindo com times da Argentina, Equador, Chile e Venezuela.

Foram quatro jogos, sendo 3 vitórias e apenas 1 derrota, mas a equipe comandada pelo professor Eduardo Nogueira, da unidade Marechal Hermes, não se intimidou diante dos adversários, todos eles times já experientes nas categorias de base e que já disputam campeonatos da modalidade.
“Mais do que um sonho, essa é a entrega de um trabalho planejado, que vem sendo feito desde abril com nossos alunos. Superamos muitos obstáculos, pois eles são de diferentes bairros e unidades, tínhamos que alinhar horários de treino de modo a não prejudicar as aulas, mas o apoio da Faetec foi determinante para chegarmos até aqui. Agradecemos a todos que acreditaram nesse projeto, especialmente o presidente da Faetec, Alexandre Valle. A Faetec, mais uma vez, fez a diferença na vida desses meninos”, diz Eduardo Nogueira, que contou com a experiência da comissão técnica formada pelos professores Fernando Ribeiro (Quintino), Marcos Jorand (Quintino), Marcelo Miragaya (Ferreira Viana) e Marco Garritano (Quintino).

Foi de Arthur Pedro Pereira de Araújo, a responsabilidade de fechar o gol. Em quatro partidas, o goleiro, com atuação impecável.
“Essa viagem é um grande presente, já que eu estou terminando o Ensino Médio. Sempre tive o sonho de jogar futebol profissionalmente e tive que adiar para dar prioridade aos estudos, então, a Faetec nos deu essa oportunidade e, quem sabe eu retorne com esse sonho”, disse Pedro.

Um dos grandes incentivadores do projeto, Alexandre Valle ressaltou a importância da viagem para a formação dos jovens.
“Quando recebemos a proposta, a primeira coisa que fizemos foi avaliar o impacto que este torneio teria para eles, e vimos que, para além do futebol, uma paixão nacional, o intercâmbio cultural e fator de integração entre as mais diversas culturas. Avaliamos que, pelo fato de a Faetec ser a única escola presente no campeonato, agregaria valor à vida deles, que trocariam e experiências com outros jovens. Este é um ciclo que para eles está apenas começando e esse resultado apenas reforça nossa missão que é, além de formar, incentivar esses sonhos”, diz o presidente Valle.